5 de julho de 2021

Repercussão dos atos contra Bolsonaro agita redes sociais

 

Ato em Fortaleza, segundo organizadores, superou anteriores (Foto: Thais Mesquita)

Após mais um fim de semana com manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que pediam o impeachment, maior agilidade na vacinação contra a Covid-19, a volta do auxílio emergencial, dentre outras pautas, a batalha entre bolsonaristas e opositores voltou a ter palco nas redes sociais. A repercussão entre atores políticos que se opõem ao governo, e aqueles que o apoiam, expôs pontos de vista distintos dos atos ocorridos no último sábado (03/05).

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que esteve na manifestação em São Paulo ao lado do ex-presidenciável Fernando Haddad (PT), celebrou. "Com a militância e o companheiro Fernando Haddad hoje na Avenida Paulista. Queremos vacina no braço e o impeachment", escreveu.

Na capital paulista, o ato fez com que algo inédito ocorresse: filiados do PT e do PSDB, rivais históricos, caminharam lado a lado pedindo a saída do atual presidente. Porém, houve confusão entre grupos que vestiam blusas do PCO e militantes tucanos; uma bandeira do PSDB chegou a ser queimada. As imagens da briga, somadas as de atos de vandalismo no fim da manifestação na capital paulista, onde um grupo de pessoas depredou agências bancárias e outros estabelecimentos, serviram como parte dos argumentos de apoiadores do presidente para vincular a imagem de violência aos protestos; acirrando a polarização e a narrativa bolsonarista do "nós contra eles".

Entre bolsonaristas, foi notório o esforço para tratar os protestos como um "fracasso", com argumentos que variaram entre a quantidade de pessoas presentes e o que houve de violência no ato ocorrido em São Paulo. O próprio Bolsonaro repercutiu ao criticar o vandalismo na manifestação na capital paulista. Segundo o presidente, "o ato nunca foi por saúde ou democracia, sempre foi pelo poder", escreveu no Twitter.

Em Fortaleza, a manifestação que se iniciou na Praça Portugal, no bairro Aldeota, local conhecido como reduto de movimentos da direita na Capital, contou com a presença de parlamentares da oposição. O deputado estadual Renato Roseno (Psol) lembrou a falta de respostas do governo aos e-mails da farmacêutica Pfizer para negociar vacinas. "Imagine que você é do setor privado e que deixa 81 e-mails sem respostas, o que vai acontecer com você? Você vai ser demitido", afirmou, alegando ocorrer uma disputa histórica no País.

Já o vereador Guilherme Sampaio (PT) disse que a ida do povo às ruas é a "única força política realmente capaz de provocar o processo que detone a abertura do impeachment", por considerar que a configuração na Câmara dos Deputados favorece Bolsonaro. Segundo ele, a tendência é que os atos aumentem e tragam elementos novos para a conjuntura política.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Militares e Centrão concentram suspeitas da CPI da Covid


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.