1 de janeiro de 2011

Dilma toma posse como Presidente do Brasil

Paulo Whitaker/Reuters
Em seu primeiro discurso como presidente do Brasil, Dilma Rousseff enalteceu a conquista de uma mulher ao assumir o cargo, neste sábado (1º), em Brasília. No plenário do Congresso, por cerca de 40 minutos, ela prometeu honrar as mulheres e se emocionou ao dizer que a partir daquele momento seria a “presidenta de todos os brasileiros”.

- Hoje será a primeira vez que a faixa presidencial cindirá sobre o ombro de uma mulher.

Candidata escolhida por Luiz Inácio Lula da Silva para sucedê-lo, Dilma agradeceu o agora ex-presidente ressaltando o legado deixado por ele. Segundo a nova presidente, ela terá a missão de consolidar as conquistas do governo anterior.

- Vivemos um dos melhores momentos da vida nacional, milhares de empregos estão sendo criados, nossa faixa de crescimento mais que dobrou, superamos a nossa divida externa, resgatando milhões de brasileiros da tragédia da miséria. [...]Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem alimento na mesa. Não vou descansar enquanto houver pessoas vivendo nas ruas.

Durante o discurso, Dilma ainda disse que pretende manter os fundamentos do antigo governo, mas sugere mudanças na Constituição para fazer "avançar a democracia". Sua maior luta, conforme disse, será a erradicação da pobreza extrema.

A presidente destacou a importância da Petrobras para o setor energético e exaltou como o pré-sal ajudará a aumentar os investimentos em áreas que exigem atenção. Dilma prometeu ainda maior controle no combate às drogas e, em especial, do crack.

Ao falar dos desafios que terá pela frente, citou poema Guimarães Rosa para dizer que “a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”

- O Brasil do futuro será exatamente do tamanho daquilo que juntos fizermos por ele.

Ao finalizar o discurso, visivelmente emocionada após citar um poema, Dilma pede que "Deus abençõe todos os brasileiros".

Entrega da faixa

Paulo Whitaker/Reuters
Após discursar , a presidente do Brasil segue ao lado do vice-presidente, Michel Temer, para o Palácio do Planalto, onde serão recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela primeira-dama Marisa Letícia. O vice José Alencar e sua mulher também estariam presentes, mas o vice de Lula, que luta contra um câncer há 13 anos, continua internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

No parlatório, que é voltado para a Praça dos Três Poderes, Lula transmitirá a faixa presidencial para Dilma. Já com a faixa, a presidente entrará no Palácio do Planalto, onde receberá os cumprimentos dos chefes de Estado e autoridades, no salão Leste. Às 17h, voltará ao parlatório, de onde fará o primeiro discurso à população.

Em seguida, Dilma empossará seus 37 ministros. Terminada mais esta etapa, a presidente eleita irá para o Itamaraty, onde, a partir das 18h30, participará de um coquetel para autoridades e missões estrangeiras.

Foram confirmadas as presenças de 24 chefes de Estado e governo, entre eles a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Com informações R7


Confira também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.