22 de janeiro de 2011

Senadores aderem as redes sociais

Plenário do Senado Federal - foto Moreira Mariz
Pelo menos 57 senadores têm perfis e páginas no Twitter. Já no Facebook, rede social com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo, encontram-se 33 senadores. Os números referem-se aos 81 senadores que integrarão a nova legislatura que se inicia em fevereiro, incluindo os 54 parlamentares que tomam posse no próximo dia 1º.

Para ter acesso aos senadores que estão no Twitter, inscreva-se na lista. Veja ainda o endereço de 33 senadores no Facebook aqui.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) acredita que a principal utilidade das redes para os parlamentares é a possibilidade de medir os interesses da sociedade e "sentir" a reação das pessoas as suas atitudes.

"Eu mesmo já realizei audiências públicas e debates através das redes sociais", conta o senador que faz uso constante das redes sociais, Demóstenes Torres (DEM-GO).


Os parlamentares consideram sua presença na rede mundial uma forma de estar mais próximos dos cidadãos. É o caso de Cristovam Buarque (PDT-DF), reeleito para mais um mandato de oito anos representando o Distrito Federal. "Esses meios de comunicação diferem dos outros pelo fato de que, ao mesmo tempo em que estamos enviando e recebendo mensagens, nós criamos uma nova maneira de interação com os cidadãos, o que para os políticos é muito bom", assinala.

Os pontos positivos sobre o uso destas ferramentas não são uma unanimidade entre os parlamentares. O senador Magno Malta (PR-ES) pretende apresentar, na reabertura dos trabalhos legislativos, um projeto de lei que criminalize a criação de perfis falsos ou que prejudiquem a imagem de terceiros. Ele foi vítima de perfis falsos durante a última campanha política, Magno Malta acredita que as pessoas que fazem mau uso da ferramenta devem ser punidas.

Magno Malta acredita que somente alterando a legislação o Estado poderá conter esses desvios de conduta. "Este projeto está em fase de finalização e assim que for apresentado no Senado faremos consultas populares em audiências públicas para que a sociedade e os provedores de internet possam opinar sobre como seria feito este trabalho de monitoramento", informou.

O senador eleito José Pimentel (PT-CE) foi um dos que utilizou muito bem as redes sociais na sua campanha e pretende utiliza-las ainda mais ao longo de seu mandato.

Com informações Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.