29 de janeiro de 2011

Emoção marca posse do novo presidente do TJ-CE

Autoridades na Posse de José Arísio Lopes da Costa no
Tribunal de Justiça do Ceará - foto Rafael Cavalcante

Em discurso cauteloso e aparentemente emocionado, o desembargador José Arísio Lopes da Costa tomou posse, ontem, como presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). Os desembargadores Luiz Gerardo de Pontes Brígido, que até a última quinta-feira presidia o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), e Edite Bringel Olinda Alencar também foram empossados como vice-presidente e corregedora geral da Justiça.

No biênio de 2011 a 2013, os esforços de Arísio Lopes, segundo ele, estarão voltados para a continuação dos “feitos” de seu antecessor, desembargador Ernani Barreira Porto, que encabeçou a reforma do Fórum Clóvis Beviláqua e do edifício-sede do Tribunal, assim como o tão badalado projeto de virtualização do TJ-CE.

“Contudo, devo registrar, como marco primordial que espero concretizá-lo, a instalação do Órgão Especial do nosso tribunal, mecanismo inadiável que se faz necessário e imperioso diante das proporções que tomou a Corte”, projetou o novo presidente, que garantiu não fazer “promessas em vão”.

Sempre vigilante, Arísio Lopes pontuou que outros projetos também deverão se iniciar em sua gestão. “Nada que não possa ser anunciado no momento propício, na medida em que viabilizadas todas as suas condições. Assim preferível, a divulgar, já agora projetos arrojados, pois prega o bom senso: compromisso assumido, compromisso cumprido”, disse.

Virtualização
Já na despedida, Ernani Barreira reforçou a importância da virtualização do Poder Judiciário cearense, que, de acordo com ele, é um dos “ideais historicamente certos” que a população deverá viver dentro de pouco tempo. Para o desembargador, ao lado dela, também virá “a forma de conquista do processo seguro, transparente, efetivo e eficaz com que a sociedade sempre sonhou”.

A desembargadora Sérgia Miranda, primeira magistrada a fazer uso dos novos aparelhos eletrônicos concedidos pelo TJ-CE, e a procuradora geral de Justiça do Ceará, Socorro França, reforçaram a ideia de continuidade dos trabalhos do desembargador Ernani Barreira pelo novo presidente.

Já o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção Ceará, Valdetário Monteiro, disse que a virtualização da Justiça, considerada por ele um caminho natural, vai conseguir acelerar os julgamentos no Tribunal.

Compareceram ao evento os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Napoleão Maia Filho, César Asfor Rocha e Raul Araújo Filho.

Além deles, também marcaram presença o jurista Paulo Bonavides, o ex-governador do Ceará, Adauto Bezerra, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Francisco Caminha, o procurador geral do Estado, Fernando Oliveira, o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Jesualdo Farias, dentre alguns deputados estaduais.
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Acrísio Sena, destacou a “a boa relação” com o antigo presidente do Tribunal e garantiu que vai procurar Arísio Lopes para também estreitar contatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.