9 de dezembro de 2018

Comunidade da Serra do Valério comemoram 100 anos de Povoado

Grupo de Jovens e diretores da APROVAR em comemoração os 100 anos da Serra do Valério (Foto: João Alves)
Em evento organizado pela Associação de Produtores da Serra do Valério e Região (APROSVAR) e do grupo Geração Jovem os moradores da comunidade da Serra do comemoraram no último sábado (08/12) o centenário de povoamento da região.

Na cerimônia realizado na quadra coberta da comunidade e coordenada pela professora Lidiane Félix Henrique, foram homenageados os representantes das famílias que se instalaram na Serra do Valério no século passado e as primeiras educadoras da comunidade.

As famílias homenageadas foram: Bitu, Carneiro de Almeida, Cirino e Ribeiro. Representaram as famílias homenageadas Jesus Neto,  Chandoca, Chico Cirino e Caboco Ribeiro, respectivamente.

Foram homenageados como professoras do século as educadoras Maria Socorro Andrade, Maria Lucia de Sousa e Maria de Fátima Martins;

Foram selecionados como atletas do século José Aparecido da Silva (Zezinho Batista) e José Humberto Batista.

Os escolhidos como Serranos do Século:
Joaquim Alves Bitú - Primeiro candidato a vereador por Altaneira (1950);
José Rufino de Oliveira (1928-1983) - Primeiro prefeito com origens na comunidade;
João Ribeiro de Sousa (1864-1928) - Fundador da Serra do Valério.

O senhor João Gomes foi homenageado por ter sido o primeiro presidente da ASPROVA

Na mesma solenidade foram entregue as premiações dos finalistas da Copa Centenário e da III Copa Bastião. Os campeões foram:
Campeão Feminino: São João;
Campeão Masculino Veteranos: Cruzeiro;
Campeão III Copa Bastião: Audax;

A premiação foi patrocinada por Socorro Andrade, José Humberto, Juciê Faustino e Aldemir Ribeiro.

Participaram das solenidades o prefeito Dariomar Soares (PT), a primeira dama e secretária de Assistência Social, Eliane Alencar, o secretário de Administração e Finanças, Humberto Batista e a vereadora Zuleide Oliveira.

Os festejos foram encerrados com forró animado por Charles Tocador, Forró do Sertão e Chapa da Pisadinha.

Com informações de  Aldemir Ribeiro  e Natalisce Amarante


Leia a saudação inicial do professor  Aldemir Ribeiro de Sousa:
Na data de 10 de dezembro de 1918 o Sítio Serra do Valério foi desmembrado do Sítio Valério pela compra feita por João Ribeiro de Sousa. Daquele dia até hoje cem anos se passaram e durante estes cem anos muitas famílias por aqui passaram; foram muitas as alegrias e também as tristezas, muitos nasceram e outros tantos aqui terminaram os seus dias, foram muitas as lutas e grandes as conquistas, vivemos a época do engenho, das casas de farinha, das renovações, das festas de Antonio Cirino, vimos chegar o motor a gasolina, vimos serem abertas as estradas, vimos chegar a energia elétrica e também a água encanada, e vimos se erguer o sonho do ginásio poliesportivo e o posto de saúde... 
 Vivemos tempos de fartura e épocas de seca, tomamos banho na lagoa, fomos a escola, fomos a roça, fomos ao campo de futebol, chegamos a faculdade; fomos ao sul e voltamos por que serranos somos. E aqui estamos cem anos depois. Aqui viveram nossos bisavós, nossos avós, nossos pais e hoje nascem os nossos filhos para viverem cem anos mais.
É com muita alegria que chegamos e comemoramos aos cem anos da Serra do Valério. Com esta pequena homenagem, que cada um dos serranos que aqui estão ou longe daqui se encontram, sinta-se homenageados, pois cada um tem a sua importância e o seu lugar especial na comunidade.
Vivendo o presente e preservando o passado viveremos, e que venham os próximos cem anos!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.