27 de dezembro de 2018

Dessalinização de poços já é usada no Ceará


A proposta divulgada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) sobre a parceria com Israel para implantação de dessalinizadores no Nordeste não foi recebida como novidade no Ceará. De acordo com Francisco Teixeira, titular da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH), dessalinizadores de poços já são utilizados desde a década de 1990 e somente no Estado já existem cerca de mil deles implantados. 

Além disso, em diálogo com Israel desde 2015, há também no Estado sete Estações Móveis de Tratamento de Água enviadas pelo País para dessalinização, descontaminação e purificação da água bruta.
  
O secretário faz referência ainda ao projeto do Governo Federal, viabilizado pelo Ministério do Meio Ambiente, Água Doce, lançado em 2004, que atua na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas no Semiárido Brasileiro.
  
"Aqui mesmo no Ceará com apoio do Ministério do Meio Ambiente, nós implantamos mais de 250 dessalinizadores. Se isso continuar e se até acelerar, sair de um programa e se tornar uma política publica, seria muito interessante porque a água do poço é, em muitos casos salobra, e muitas vezes a única água disponível que tem para a população rural difusa", disse.
  
O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou nesta terça-feira, 25, por meio do perfil no Twitter, que a parceria entre Brasil e Israel para dessalinização de poços, está "muito bem encaminhada". Conforme publicação, no primeiro mês de 2019, o futuro ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, visitará instalações de dessalinização, plantações e escritório de patentes em Israel acompanhado pelo ministro israelense da  Ciência e Tecnologia, Ofir Akunis.
  
Bolsonaro cita ainda que o uso seria destinado à agricultura familiar. Sobre isso, Teixeira avalia que a proposta vai na contramão do está ocorrendo em Israel. 

"É o único País do mundo que usa água dessalinizada para irrigar e aos poucos está acabando com isso, eles estão substituindo aos poucos a água potável pela água de reuso (tratamento de esgoto) para fazer a irrigação. Estão substituindo essa questão de usar água potável para irrigar porque ela realmente é muito cara e para a nossa realidade seria inviável."
  
De acordo com Nicolas Fabre, secretário executivo do Pacto pelo Ceará Sustentável, atualmente, há no Estado sete estações compactas de tratamento vindas de Israel, sendo cinco de tratamento de água de superfícies e poços profundos e duas de dessalinização da água do mar. Além disso, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) encaminha o projeto da Planta de Dessalinização de Água Marinha para a Região Metropolitana de Fortaleza. O projeto tem orçamento previsto em R$ 500 milhões de reais.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.