![]() |
| O secretário Adeilton tentou contornar a situação, mas foi agredido pela ex-secretária (Foto: Reprodução/Whatsapp) |
A primeira tentativa de invasão foi barrada pela diretora e servidoras da Escola, mas aproveitando o momento em que o portão foi reaberto para a entrada de um aluno a ex-secretária tentou nova invasão o que gerou o tumulto registrado e amplamente divulgado nas redes sociais.
O
atual secretário municipal de Educação, professor Francisco Adeilton, chegava
na escola naquele exato momento para apurar o incidente, tentou ajudar as
servidoras e foi agredido verbal e fisicamente pela ex-secretária.
A ex-secretária alegava que tinha direito a entrar na escola por ser titular do Conselho Municipal de Educação, mas foi informada que outra conselheira já se encontrava na unidade escolar.
Logo após os fatos o Governo Municipal lançou uma nota nas suas redes sociais, repudiando “de forma absoluta e incondicional” a agressão sofrida pelo secretário Adeilton Silva. Segundo a gestão, Leocádia tentou acessar uma área restrita destinada exclusivamente à equipe responsável pela aplicação do SPAECE, mesmo após ser informada de que já havia acompanhado o processo em outra escola e que o protocolo oficial já contava com conselheiro designado no local, confira a nota na íntegra:
Aconselhado pelo Jurídico da Gestão, o secretário Adeilton registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia Regional de Polícia Civil em Crato e realizou exame de corpo delito.
Após os procedimentos o secretário Adeilton e ex-secretária Leocádia concederam entrevistas ao vivo aos portais Miséria e News Cariri, cada um contando a sua versão dos fatos.
O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.
Realizada de forma censitária, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, tendo como orientação Matrizes de Referência alinhadas com as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A avaliação é aplicada e fiscalizada pela Secretaria Estadual de Educação, através das células regionais, no caso de a CREDE 18.
No final do dia o secretário Adeilton também lançou uma nota pública, agradecendo as "manifestações de solidariedade" e lamentando "profundamente o episódio ocorrido hoje", na nota Adeilton relata sua trajetória como educador e parlamentar de oposição, mas que nunca testemunhou "tamanho empenho em intimidar, tumultuar e prejudicar a Educação municipal como o que vivi hoje" e que considera "ainda mais grave e inconcebível que alguém, movido por puro capricho político, tente perturbar a aplicação do SPAECE, uma avaliação que exige tranquilidade, ordem e respeito aos estudantes", confira a nota na íntegra:
Até o fechamento desta postagem não foi encontrada nenhuma nota da ex-secretária Leocádia sobre os fatos.
Conflito entre conselheira municipal e secretário de Educação de Altaneira é levado à Polícia Civil



Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.