5 de junho de 2013

Prefeito convoca interessados em reciclagem

Imagem divulgada pelo Prefeito Delvamberto na rede social Facebook
O Prefeito Delvamberto Soares (PSB) usou a rede social Facebook para comunicar a todos que tenha interesse em participar do processo de reciclagem no município a comparecer na prefeitura para iniciar o projeto.

A falta de maiores esclarecimentos mereceu critica do Vereador Professor Adeilton alegando que um projeto dessa grandiosidade e importância não se deve começar dessa forma. “É preciso primeiro uma conscientização da comunidade sobre a importância da reciclagem para que possamos motiva-los a participar. E pelos gastos que acompanho no Portal da Transparência o município tem assessoria e empresas que podem prestar tal serviço para tal. O povo deve estar envolvido e conhecendo para ser motivado a participar. Isso é o mínimo que se deve saber para começar um projeto” disse o vereador.

O Prefeito justificou que o primeiro passo será a formação de uma associação dos catadores, após essa formação esses profissionais serão treinados por uma equipe que dispõem de todo conhecimento, o comunicado se refere a essa finalidade.
“Pra se capacitar precisamos antes do que tudo formar uma equipe, lembro ao nobre que o processo de reciclagem municipal não faz parte diretamente do consorcio, o mesmo será coordenado pela associação, logico que o município fara sua parte dando total apoio deste a formação, treinamento e financiamento. Após essa fase inicial faremos palestras, mídias e diversas forma de marketing de conscientização da nossa sociedade” justificou o Prefeito.

O Vereador e atual Secretário de Educação, Deza Soares, disse que “um projeto dessa grandiosidade, importância e necessidade, deve acontecer urgentemente, o processo de conscientização e participação popular principalmente em projetos ambientais é sempre demorado, porém, pode e deve acontecer no dia a dia e a longo prazo, esse projeto além de ambiental é gerador de emprego e renda, por isso a grande necessidade de sua implantação imediata, não devendo ser empurrado com a barriga e deixar de acontecer a exemplo de antes”.

Já o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristóvão, disse que a coleta Seletiva de Lixo é um é um processo educacional, social e ambientalista que se baseia no recolhimento de materiais potencialmente recicláveis (papéis, plásticos, vidros, metais) previamente separados na origem. Esses materiais, após seu beneficiamento- enfardamento e acúmulo para comercialização, são vendidos às indústrias recicladoras, que os transformam em novos materiais.

“A reciclagem é parte do processo de reaproveitamento do lixo, protegendo o meio ambiente e a saúde da população. Para que haja uma otimização da reciclagem, é necessário trabalhar a comunidade com os princípios da Coleta Seletiva de Lixo. O sistema deve ser implantado em bairros, escolas, escritórios, postos de combustíveis, centros comerciais e outros locais que facilitem a coleta de materiais recicláveis” disse Ceza.

Para Ceza um programa de Coleta Seletiva de Lixo é parte de um sistema amplo de gestão integrada dos resíduos sólidos que contemple também a coleta regular e disposição final adequada dos resíduos inaptos para reciclagem (materiais tóxicos). A Coleta Seletiva de Lixo não é uma atividade lucrativa do ponto de vista de retorno financeiro imediato. No entanto, é fundamental considerar os ganhos ambientais e sociais, que são bastante expressivos.

O Professor Nonato Silva parabenizou o Prefeito e disse que acreditava na iniciativa e que o mesmo tem a melhor das intenções. “Primeiro buscando compreendendo o processo da instalação do um consorciado e depois abrindo a oportunidade para que as pessoas interessadas possam se manifestar e busquem participar do mesmo. Porém é muito importante salientar que após esta fase de formação do grupo interessado, o município possa trabalhar na divulgação, formação e capacitação mesmo, como fora colocado nesta postagem pelo senhor Prefeito. Com a implantação do projeto ganha o povo, ganha Altaneira e ganha o meio ambiente” disse o professor.

Ainda não foi divulgado o numero de pessoas interessadas em participar do processo de reciclagem no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.