6 de junho de 2013

Dilma sanciona lei que cria a Universidade Federal do Cariri

Dilma e Cid na solenidade de sanção da lei que cria a Universidade Federal do Cariri - foto Roberto Stuckert Filho
A presidente Dilma Rousseff sancionou, na tarde de ontem, a lei que cria a Universidade Federal do Cariri (UFCA). A instituição funcionará nos campi da Universidade Federal do Ceará (UFC) localizados em Juazeiro do Norte, sede do novo equipamento, Barbalha e Crato. Serão construídas também instalações nos municípios de Icó e Brejo Santo. A expectativa é que a UFCA atenda 6.490 estudantes da região.

“Aquela região já estava madura para receber um empreendimento deste porte. Vamos ter um preparo científico do nosso povo”, afirmou o senador Inácio Arruda (PC do B), relator da proposta de criação da universidade. Além das onze graduações que já existem nos campi da UFC, serão criados mais 16 novos cursos.

De acordo com o senador, todos os estudantes já matriculados pela UFC na região serão automaticamente transferidos para a UFCA. Novas vagas na universidade, explica Inácio, estarão disponíveis para cadastro no próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os professores que atualmente lecionam naqueles que serão os campi da UFCA também serão remanejados para o novo equipamento. O quadro de docentes será ampliado a partir da criação de 197 vagas. Serão ofertadas ainda 530 vagas para servidores técnicos-administrativos. “Entre empregos diretos e indiretos, vamos gerar um impacto de quase mil trabalhadores que participarão da construção da nova universidade”, avalia o senador.

Com informações O Povo Online

Um comentário:

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.