25 de junho de 2013

Altaneira ganha Academia Popular

Academia Populara instalada na na Praça Manoel Pinheiro de Altaneira - foto João Alves
 Foi instalada na Praça Manoel Pinheiro de Altaneira, no centro da cidade de Altaneira uma unidade da Academia Popular, cedida em Convênio com o Governo do Estado, onde serão praticados exercícios ao ar livre céu aberto, gratuitamente, todos os dias da semana.

A academia possui cinco aparelhos de uso simplificado que segundo especialista do Governo o uso correto dos equipamentos trazem benefícios na melhoria nas articulações e na capacidade cardiorrespiratória.

Uma placa instalada ao lado da academia descreve os equipamentos e a forma como os mesmo deve ser utilizados e alerta para a necessidade de alongamentos antes da prática dos exercícios.


O estudante de fisioterapia Willian Soares alerta a necessidade de cuidados para que os aparelhos não sejam usados para brincadeiras de crianças o que pode causar lesões sérias.

Para Willian os fisioterapeutas poderiam utilizar esses equipamentos para trabalhar com os pacientes ou em um projeto para trabalhos com os idosos, gestantes, cardiopatas, dentre outros.

A professora Patricia Moreira informa que o ideal é que os aparelhos da Academia sejam usados depois dos 14 anos pelas meninas e dos 16 pelos meninos quando o processo de crescimento já está bem estabelecido e uso deve se feito sob orientação de um profissional de Educação Física, pois a musculação pode causar lesões nos ligamentos e articulações.

“A musculação é uma atividade que tem movimentos bruscos e repetitivos, podendo ser substituída por exercícios associados ao próprio peso corporal e aeróbicos”, alerta Patricia.


Os equipamentos ficarão sob responsabilidade da Secretaria de Cultura, Desportos e Turismo que deve providenciar o mais rápido possível a contratação de um profissional de educação física para orientação dos usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.