19 de junho de 2013

Onda de protestos chega ao Cariri

Manifestantes permaneceram em frente ao Banco do Brasil ate as 23h. - foto Willian Soares
Aproximadamente 10 mil pessoas participam na tarde de ontem (18/06), na cidade de Juazeiro do Norte, da Mobilização denominada “Fora Raimundão”. A população está aderindo ao Movimento Nacional Vem Pra Rua, que acontece em várias cidades do país. Um dos principais motivos do protesto é contra a retirada de 40 por cento dos salários dos professores pelo prefeito Raimundo Macedo.


Os manifestantes se concentraram em frente ao Colégio Cirão, no início da Rua São Pedro. Participaram do movimento, professores, estudantes e a população em geral que seguiam em direção à Câmara Municipal com cartazes e panelas, fazendo bastante barulho na cidade. Os vereadores cancelaram a sessão desta terça-feira, com medo dos manifestantes. A manifestação pacífica foi acompanhada por muitos policiais militares.

O prefeito do município de Juazeiro do Norte, Raimundo Macêdo (PMDB), estava nas proximidades da Praça Padre Cicero, quando foi cercado por manifestantes, se recolheu dentro da agência do Banco do Brasil.

Na página do Facebook do movimento, os manifestantes afirmam que continuariam impedindo a saída do prefeito de dentro do banco, fato que o impossibilitaria de, por exemplo, de comparecer à abertura do festival junino Juáforró, que teve a presença da banda Aviões do Forró na noite de ontem.

A realização do evento é uma das críticas da população por causa do alto orçamento investido. Em contrapartida, o prefeito decidiu reduzir os salários dos professores, alegando necessidade de enxugar a folha de pagamento do Município.

Um carro forte foi chamado para o local, supostamente, para ajudar na retirada pacífica do prefeito de dentro do banco. Ainda assim, os manifestantes bloquearam a saída do carro, os estudantes seguiam firmes em frente ao banco e usavam as redes sociais para pedir agua e suprimentos para resistirem o máximo possível.

Pouco depois 23h. o prefeito Raimundo Macedo saiu do banco usando estratégia da PM, conforme narrou o estudante Antonio Rodrigues

“Um capitão da PM veio conversar com nós, manifestantes, para que fosse feita uma comissão que negociasse com o prefeito Raimundo Macedo. Então, formamos uma plenária pra discutir as pauta para apresentar a ele. Enquanto isso, como estratégia de "fuga", os policiais e guardas municipais soltaram spray de pimenta na gente. Sem que ao menos entendêssemos o que estava acontecendo, o prefeito saia pela porta da frente. Então, já violentados as pessoas reagiram, gritando, desencadeando a confusão em que os guardas agrediram o povo. Gás, cassetete, tudo para que o sr. prefeito saísse do local. Ou seja, a "negociação" não passou de estratégia de fuga”.

Juazeiro do Norte, mais uma vez foi noticia na grande mídia nacional e imagens da manifestação foram compartilhadas nas redes sociais. As cidades de Barbalha e Crato também já estão agendando suas manifestações.

Um comentário:

  1. antonio rodrigues sao paulo cequarta-feira, junho 19, 2013 11:54:00 PM

    fiquei supresso quando vi em diversos canais de televisão aqui em são Paulo,. o povo de juazeiro do norte sai as ruas, essa massa estar cansada de ouvir palavras de prefeitos, governadores, entre outros em tempo de eleições eles falam que vai transformar a prata em ouro mas quando eleitos e como as folhas de um livro fica escondido de traz da capa ai temos que folhear resultado manifestações em todo pais, a voz do povo e a vez por saúde, educação, justiça, transportes, trabalho, paz e consciência, cresce brasil.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.