1 de março de 2018

Chuvas em Altaneira superam o dobro da média histórica para fevereiro

Gráfico de Chuvas do mês de fevereiro de 2018 em Altaneira
Superando o primeiro prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas no mês de fevereiro foram superiores ao dobro da média histórica em Altaneira. Nos últimos 21 dias foram registrados 355.5 milímetros (mm), quando a média histórica em Altaneira é 165.9 mm, um acréscimo positivo de 114.2% para primeiro mês da quadra invernosa.

Em todo o Estado do Ceará as chuvas ficaram 30,1% acima da média histórica para fevereiro. Ao longo do mês, a média pluviométrica do Ceará chegou a 154.3 mm, confirmando os prognóstico da Funceme para o Estado.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristóvão, informou ao BA que as chuvas em Altaneira no mês de fevereiro superaram os 400 mm, mas um erro no manuseio do pluviômetro no dia 20, o registro foi feito a menor.

Segundo o secretário os dados coletados nas propriedades rurais nos arredores da cidade para aquele dia superaram a média de 50 mm, mas apenas 8mm foi registro sistema.

As abundantes precipitações causaram interdição de estradas e aumentaram o aporte nos principais reservatórios do Município. O Açude Tabocas e outros pequenos reservatórios já no município transbordaram, a Lagoa Santa Tereza está quase sangrando e o Açude Valério, conhecido popularmente por Açude Pajeú está com 80% de sua capacidade.

A expectativa dos altaneirense é que o mês de março, considerado o mais chuvoso do ano, também tenha precipitações acima da média histórica e o açude Pajeú atinja seu volume máximo.

Confira as maiores chuvas de fevereiro em Altaneira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.