30 de julho de 2014

Altaneira realiza Fórum Comunitário para o Selo Unicef

Público presente na abertura do Fórum (Foto: Divulgação)
Foi realizado na manhã de ontem (29/07), na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social o 1º Fórum Comunitário para o Selo Unicef Município Aprovado sob o lema “Altaneira de mãos dadas rumo ao Selo”. O encontro teve por objetivo a apresentação do Selo Unicef e a criação de propostas à serem executadas no município, afim de melhoria na qualidade de vida do povo altaneirense. 

Após a formação da mesa, a articuladora do selo, Socorro Mendes desejou as boas-vindas à todos e pediu pelo surgimento de ideias na finalidade do melhor para o município. Em seguida a Banda Municipal Pe. David Moreira executou os hinos Nacional e Municipal.

A Secretária Elanny apresentou o NUCA e disse que vivemos em um momento ímpar de nossa sociedade altaneirense, e pediu para discutirmos pelas nossas crianças e adolescentes. Finalizou suas palavras com a frase “hoje é o momento de plantarmos, construirmos pensando em colhermos num futuro próximo, este é o momento”.

O prefeito Delvamberto parabenizou o empenho da Secretária Elanny e de toda sua equipe, disse que Altaneira está fazendo história em todos os seguimentos, reafirmou a qualidade da equipe que formou neste governo e disse que a mesma une técnica e conhecimento com o objetivo em comum, o bem do povo altaneirense e de “fazer uma Altaneira do Jeito certo, cada vez melhor, e desta forma retribuir com dignidade o carinho que recebemos”. Disse que o Selo será uma grande conquista para nosso município. Parabenizou todos os secretários. Além disso disse que ideias são sempre bem-vindas, e que todos podem cobrar os seus direitos e cumprir os deveres. Agradeceu a todos pelo fórum e convidou todos a lutar juntos para melhorar a qualidade de vida de nosso povo.

O Mestre em Políticas Públicas, Assis Filho, apresentou o Plano Brasil Sem Miséria e um Diagnóstico Socioassistencial do Município de Altaneira. Disse que todos devem ser agentes modificadores da sociedade e que Altaneira tem buscado e assegurados alguns recursos do Plano Nacional e ressaltou a importância da conquista do Selo para o aumento destas alocações de recursos. O mesmo mostrou dados do CadÚnico onde 1.952 famílias cadastradas, e destas, 1.364 famílias são beneficiárias do Bolsa Família do Governo Federal, ou seja 62,78% das cadastradas. Explicou que o CadÚnico põe a serviço do estado informações sociais da população.

Logo após Ayrton Sampaio explicou a metodologia do Selo Unicef e após a explanação os participantes foram para as salas de estudo em grupo para discutirem propostas em torno de sete eixos. 

Foram colhidas diversas propostas que serão analisadas e filtradas pela Comissão Pró-Selo, as principais delas foram: reduzir a mortalidade materna, garantir insumos como equipamentos e atendimento para o pré-natal, acompanhamento com nutricionista durante a gestação, garantir o teste de HIV e sífilis, campanhas de educação sexual nas escolas, o melhoramento da relação entre pais e filhos, a criação do conselho da família, campanhas envolvendo todas as religiões, a implantação de filtros de água em todas as escolas, a implantação de banheiros masculinos e femininos, garantir o acesso a educação e que todas as crianças sejam alfabetizadas, o incentivo ao esporte, dentre outras.

Participaram ainda do fórum os vereadores Edezyo Jalled (Solidariedade), Genival Ponciano (PTB) e Professor Adeilton (PP) e os secretários Albino Alves (Infraestrutura), Antonio Pereira (Cultura), Ariovaldo Soares (Administração e Finanças), Ceza Cristovão (Agricultura e Meio Ambiente) e Claudovino Soares (Educação), o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Heleno Ferreira, a presidente do Núcleo da Criança e do Adolescente (NUCA) Erislania Silva e a Articuladora do Selo no Município Socorro Mendes.

Com informações Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Altaneira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.