12 de outubro de 2015

100 anos de Fausta Venâncio

Fausta Venâncio em registro para o Ensaio Fotográfico: Altaneira Meio Século de Heloisa Bitu
A primeira professora de Altaneira comemora hoje (12/10) 100 anos de vida. Fausta Venâncio David é natural de Santana do Cariri, mas fixou residência em Altaneira logo após a emancipação política do Município, foi a primeira professora contratada pelo Município e depois criou sua própria escola de apenas uma sala de aula, na sua residência que funcionou até o início da década de 1990. 

“Pessoa reconhecida por todos, como uma das primeiras educadoras, explicitamente tradicional. Ela não acredita que haja aprendizagem sem disciplina ou limite” escreveu a diretora da Escola Santa Tereza, professora Meirenildes Alencar para Ensaio Fotográfico: ALTANEIRA MEIO SÉCULO idealizado por Heloisa Bitu em comemoração aos 50 Anos de emancipação política do Município.

No ano passado (2014) a professora Lucia Lucena e o professor José Evantuil visitaram a educadora e o fato foi registrado no Blog Mandibulla.

“Nós que somos seus admiradores, não temos como retribuir seus relevantes trabalhos prestados a nossa comunidade. Nunca casou-se, mas manteve sempre uma relação estreita de prestação de trabalho a nossa gente. Hoje temos o raro prazer de encontrá-la ainda sorrindo” escreveu o professor José Evantuil.

Esquecida pelo poder público local D. Fausta recebeu sua primeira homenagem como educadora por iniciativa médico Dr. Eluizo Tavares Magalhães por ocasião de seu aniversário de 80 anos. 

Em setembro de 2013 Alana Maria conversou de forma descontraída com D. Fausta, que dentre outros fatos que gostava de dançar e não gosta de ser chamada de Dona Fausta.

“Fausta carrega história e tradição nas costas, por isso anda tão vagarosa e curvada pela casa, pela antiga sala de aula. Cansada, mas feliz. Está estampado em seu rosto, como um estandarte à mão, a felicidade e orgulho que carrega de ter feito o que fez pela cidade”, escreveu Alana Maria.

O Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo montou uma exposição fotográfica em homenagem ao centenário de Fausta Venâncio, no Parque de Eventos do Município, mas infelizmente não encontramos informações sobre a referida homenagem.

Clique e confira as postagens:


PARABÉNS D. FAUSTA VENANCIO por José Evantuil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.