13 de fevereiro de 2015

O carnaval dos altaneirenses

Praça Pe. David Moreira no centro da cidade de Altaneira (Foto: João Alves)
A pequena e pacata cidade de Altaneira nunca teve tradição em Carnaval. Alguns eventos isolados marcaram os festejos, mas sem continuidade. Os mais antigos lembram um carnaval realização pelo então prefeito Oliveira Rufino na década de 70. 

O empresário José Devanilton Soares, mais conhecido como Palito MegaSom, na década passada também promoveu alguns eventos carnavalescos, inclusive com a criação do Bloco das Virgens, onde homens de todas as idade se vestiam de mulheres e desfilava pelas ruas da cidade.

Em 2004 o Bloco do Corujinha, patrocinado pelo empresário Marques Dorivan, animou as ruas da cidade e recebeu a visitas de foliões da cidade de Crato. Até um mela-mela, animado por paredões já aconteceu nas ruas e praças da cidade, mas nada que houvesse continuidade por mais de dois anos.  .

As escolas municipais ainda organizam eventos isolados com seus alunos, principalmente nas séries iniciais, mas Altaneira simplesmente não entra no ritmo de Carnaval.

Para este ano quase ninguém fala em carnaval, alguns altaneirenses marcaram viagens para outros centros para turismo e descanso, os evangélicos combinam retiros para orações e cultos e os membros da equipe de Ciclismo Trilha Sítio Poças programaram mais um passeio pelas trilhas da Chapada do Araripe.

O ator e desenhista Ricardo Sousa, residente em São Paulo, apresentou em 2013 um projeto para o carnaval de Altaneira, mas a proposta nunca mereceu atenção dos gestores locais. Clique aqui e confira a proposta de Ricardo

Com a decisão do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) de orientar os prefeitos a não gastar recursos públicos nos festejos de carnaval até as cidades com tradições em realização de carnaval cancelaram suas festas.

Uma alternativa para que gosta de carnaval é a cidade de Várzea Alegre que vai realizar o Carnaval por iniciativa dos empresários locais em evento organizado pelo empresário altaneirense Palito Megasom que já montou a sua moderna estrutura de palco, som e luz na cidade.

Confiram imagens de outros carnavais em Altaneira:              
Carnaval de 2004 em Altaneira - Bloco do Corujinha (Foto: Raimundo Soares Filho)
Carnaval de 2004 em Altaneira - desfile das virgens (Foto: Raimundo Soares Filho)
Carnaval de 2011 em Altaneira foto de Wlberlandio de Oliveira do alto do Trio Elétrico do Mega Som

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.