1 de novembro de 2020

Avancini supera pneu furado e fatura 17º título brasileiro no MTB

Após pneu furado na primeira volta Avancini fez uma proba de recuperação e conquistou o 17º título brasileiro (Foto: Felipe Almeida)

Henrique Avancini é o campeão brasileiro de 2020 de MTB/XCO. Ontem (31/10) o carioca de Petrópolis, líder do ranking mundial, superou um pneu furado para confirmar o favoritismo, vencer a prova de cross country olímpico (XCO) e conquistar seu 17º título no Campeonato Brasileiro da carreira. No feminino, Raiza Goulão faturou o tetracampeonato.

No XCO este é o 15º troféu de Henrique Avancini, mas considerando assim todas as edições e categorias que ele já disputou desde o início da carreira são 17 conquistas. Ele tem ainda duas conquistas no Campeonato Brasileiro, uma de XCC (Short Track) e outra de XCM (Maratona).

Avancini fechou a prova em 1h15min45, ficando 18s a frente de José Gabriel Almeida, que chegou a liderar a prova depois do furo de pneu do campeão. Luiz Coccuzzi completou o pódio, a 4min57 atrás de Henrique.

Por fim, no sub-23, Gustavo Pereira foi muito bem e conquistou o título da prova, ficando a frente de Ulan Galinski e Mario Santos.

Henrique Avancini começou bem a prova, como era esperado. O líder do ranking mundial seguia na frente, até que seu pneu furou ainda na primeira volta. José Gabriel Almeida aproveitou então para ultrapassar Avancini e assumir a ponta da prova, tentando abrir o máximo possível. O número um do mundo começou, então, a reação e foi tirando a diferença para o adversário aos poucos.

Na abertura da terceira volta, entretanto, Henrique Avancini já cruzou a linha de chegada colado em Zé Gabriel. Eles seguiram roda à roda, se distanciando dos outros atletas, até que Avancini reassumiu a liderança. Ele então manteve um ritmo forte e não demorou muito para ele abrir vantagem para Zé Gabriel, encaminhando a vitória.

“Quando são as férias? Estou precisando”, brincou Avancini. O dia foi duro, teve muita emoção, mas estou feliz, porque é uma honra conquistar o título nacional. Não apenas pela vitória, mas por ter o direito de carregar a bandeira do brasil nos eventos internacionais. É bastante simbólico e estou bastante aliviado”, celebrou.

“A carga dessas provas no Brasil para mim é bem maior. Parece que se eu não ganhar, eu não tive boa performance. E não é assim, porque os adversários também se preparam bem, ainda mais quando vale um título nacional. Não é fácil me manter motivado e em boa forma. E também não foi fácil hoje, principalmente pela temporada e por ter um furo de pneu”, completou Avancini.

Essa é a primeira participação de Henrique Avancini em uma prova nacional desde a recente temporada na Europa que lhe rendeu a liderança do ranking mundial da UCI (União Internacional de Ciclismo).

No começo de outubro, Avancini participou da Copa do Mundo em Nove Mesto, na República Tcheca. Ele venceu uma das provas de short track e uma de cross country, a primeira da carreira e do Brasil.

Após a competição na República Tcheca, foi realizado então o Mundial de MTB, na cidade de Leogang, na Áustria. Lá, no entanto, Avancini terminou na décima colocação após ter problemas na largada e precisar fazer uma prova de recuperação.

Com informações portal OTD


Clique aqui e confira a chegada de Avancini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.