20 de novembro de 2020

Chega ao Brasil primeiro lote com 120 mil doses da CoronaVac

 

O imunizante da Sinovac também terá produção no Butantan (Foto: Nelson Almeida)

As 120 mil primeiras doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, chegaram na manhã ontem, 19, a São Paulo. O material foi importado da China pelo governo de São Paulo e desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A CoronaVac é uma das quatro vacinas contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) que estão sendo testadas no Brasil. O governo de São Paulo firmou acordo para a compra de 46 milhões de doses (6 milhões até o fim de 2020) e para a transferência de tecnologia para o Instituto Butantan. Entretanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não autorizou a utilização da vacina, que está na terceira fase de testes, quando é aplicada em humanos. Até o momento a vacina mostrou segurança e eficácia, segundo os estudos.

"É um marco muito importante", comemorou no aeroporto de São Paulo o governador do estado, João Dória, de acordo com um vídeo postado em suas redes sociais. A vacina tornou-se motivo de disputa entre o presidente Jair Bolsonaro e Dória, seu rival político. O confronto se intensificou na semana passada quando a Agência de Vigilância Sanitária Nacional (Anvisa) suspendeu por 48 horas o ensaio clínico da vacina em voluntários no Brasil, argumentando "um incidente grave" ocorrido durante os testes.

A CoronaVac faz parte das vacinas mais avançadas no mundo, muito próxima da gigante farmacêutica americana Pfizer, que apresentou resultados provisórios da fase 3 que com uma eficácia "de mais de 90%", e que poderá coeçar a ser distribuída ainda este ano nos Estados Unidos ou na União Europeia (UE), como declarou ontem o fundador e presidente da BioNTech, Ugur Sahin.

A China autoriza desde julho, para os casos "urgentes", a administração de vacinas experimentais. Pelo menos centenas de milhares de chineses já receberam a vacina da Sinovac ou as do laboratório público Sinopharm.

Com informações portal O Povo Online


Leia também:

Casos de Covid-19 disparam em terra yanomami brasileira, segundo relatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.