6 de novembro de 2020

Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa contratada pelo prefeito de Altaneira

O juiz titular da 53ª Zona Eleitoral, Dr. Herick Bezerra Tavares, deferiu medida liminar em Representação Eleitoral suspendendo a divulgação de pesquisa eleitoral contratada pelo prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), junto ao Instituto de Pesquisas CENSUS de Teresina - Piauí.

Várias irregularidades foram apontadas na documentação acostada ao pedido de registro da pesquisa, como a realização das entrevistas antes do registro, inserções de perguntas com intuito de favorecer o candidato do PT e prejudicar a candidata do PDT, inconsistências no plano amostral e o histórico negativo da empresa contratada, dentre outros.

O Magistrado analisou todos os pontos levantados na representação e concluiu pelo deferimento da medida liminar de suspensão da divulgação.

“.., as inconsistências apontadas abrem margem para críticas quanto à cientificidade da pesquisa. E se não existir estrita e confiável cientificidade na coleta das amostras, tratar-se-á de mera enquete ou sondagem, que são vedadas durante o período de campanha, exatamente em razão da sua informalidade e descompromisso com a fidelidade do resultado, transparência, métodos utilizados...” escreveu o Juiz Eleitoral.

Na decisão o juiz registra ainda que se comprovadas as incorreções quanto aos vários aspectos da pesquisa e caracterizada eventual escopo fraudulento, o que nem de longe pode-se fazer neste momento, ter-se-á hipótese de responsabilização criminal dos envolvidos.

Além de suspender a divulgação da pesquisa Fixo multa no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) em desfavor do prefeito para o caso de desobediência e R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) em desfavor do instituto, por dia de atraso e/ou para o caso de desobediência à determinação de envio dos dados da pesquisa nos termos acima, em ambos os casos, sem prejuízo, ainda, da responsabilização criminal.

Até o fechamento desta postagem o prefeito de Altaneira, nem tão pouco o Instituto contratado havia se manifestado sobre a decisão judicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.