18 de novembro de 2020

Balanço trabalhista das eleições municipais por André Figueiredo

André reafirmou o projeto nacional do partido (Foto: Divulgação/PDT)

O PDT, com menos recursos financeiros que outros partidos grandes, sem apoio de celebridades ou influencers da internet, resistiu bravamente à onda bolsonarista e conservadora, e elegeu mais de 300 prefeitos e 3.345 vereadores em todo o País. Estamos ainda disputando duas capitais, Fortaleza e Aracaju.

No Ceará e no Maranhão, o PDT se tornou o maior partido político, em número de prefeituras e vereadores. Esses números posicionam o PDT como a maior legenda de esquerda, em número de prefeitos e vereadores.

Considerando todos os partidos, de direita, centro ou esquerda, o PDT saiu da eleição como o sétimo maior do País, em número de prefeituras, e o sexto, em número de vereadores.

Mas essas não foram as únicas conquistas do trabalhismo nestas eleições. Também ampliamos parcerias com outras legendas. Nossos aliados ganharam eleições em cidades importantes como Belo Horizonte e Salvador. Por pouco não chegamos ao segundo turno em São Paulo e Rio de Janeiro; em ambas as cidades obtivemos uma expressiva terceira colocação. Onde foi possível construir uma frente de esquerda com outros partidos do mesmo campo, estivemos presentes, como em Belém e Florianópolis, sem cobrar nada em troca.

Tivemos um bom desempenho em Belo Horizonte, onde elegemos três representantes, incluindo a mais bem votada da história da cidade, que foi nossa companheira Duda Salabert.

Não é segredo para ninguém que o PDT tem um projeto nacional de desenvolvimento, e que em 2018 oferecemos uma alternativa à polarização com a candidatura de Ciro Gomes. Nosso esforço continua: ainda acreditamos que a maneira mais inteligente, pacífica e eficaz de vencer o obscurantismo reacionário e incompetente representado pelo presidente Bolsonaro, é construir um projeto, discutir um projeto e nos organizarmos em torno de um projeto.

Um ardente patriotismo, um compromisso inabalável com a justiça social e um amor irrestrito pela democracia são as virtudes trabalhistas que, temos certeza, podem romper barreiras ideológicas e preconceitos e conquistar corações e mentes da maioria dos brasileiros!

Temos a frase imortal de Brizola sempre presente em nosso espírito: "nossos caminhos são pacíficos, nossos métodos, democráticos, mas se tentam nos impedir, só Deus sabe a nossa obstinação!".

Publicado originalmente no portal O Povo Online

Leia também:

 

As estratégias pensadas por Sarto e Wagner para o 2º turno

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.