6 de novembro de 2010

Altaneira permanece entre 10 menos populosos do Estado do Ceará

Altaneira - Ceará - foto Fabricio Ferraz
Os resultados preliminares das pesquisas realizadas no Censo 2010 pelos recenseadores em todo o Brasil fazem alusão a diversos aspectos dos brasileiros e suas respectivas moradias, tais como quanto somos, como vivemos, as características das moradias, etc e tal. As pesquisas tiveram início em todo o Brasil no mês de Agosto e estava a princípio prevista para se encerrar no último dia 31. No entanto, devido a problemas de acesso a alguns lugares o prazo foi prorrogado e, se estenderá até o término deste mês.

Até o momento, de acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população do Brasil, revestidas nos seus Estados e municípios apresentaram algumas contradições. Em alguns municípios, os dados relativos a população foram contestados pelos gestores. Isso se deu em virtude da diminuição das pessoas neles residentes em relação ao censo anterior. Dentre os administradores que contestaram os resultados estão Cláudio Pessoa, Prefeito de Canidé, Júnior Tavares de Caridade e também o gestor do município de Paramoti. Este último, por exemplo, apresentava no ano passado 12.130 habitantes e, de acordo com os resultados recentes, o município registrou 11.064 pessoas, uma perca de 1.066 habitantes.

Ainda aqui, os dados relativos à população dos municípios cearense chamam a atenção. Sem a pretensão de nos deter em todos eles, é importante que coloquemos os dados alusivos a Altaneira. No último levantamento, Altaneira possuía uma população de 6.486 habitantes. Com os novos dados, houve um ligeiro aumento, mais especificamente de 5,16%, ou seja, Altaneira registra agora 6.821 habitantes, 335 pessoas a mais.

Neste contexto, vale colocar que de acordo com o IBGE Altaneira está entre os dez municípios do Ceará que apresentam os menores números de habitantes. Altaneira está a frente apenas de Granjeiro (4.616) , de Pacujá (5.986), Baixio (6.020), General Sampaio (6.099), Potiretama (6.110), Guaramiranga (6.451), e Ererê (6.697) habitantes. Completa a lista dos 10 menos populosos Senador Sá com 6.852 habitantes e Antonina do Norte fecha a lista com 6.916.

O Município de Altaneira foi o primeiro, no Estado, a concluir o Censo em 2010, leia mais AQUI

Por José Nicolau – Altaneira FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.