13 de novembro de 2010

"Democratas pode desaparecer do cenário político" por José Nicolau

Louro Duarte Presidente do DEM em Altaneira
Está veiculando em diversos jornais do Brasil e, em específico do Estado do Ceará nos últimos três dias a informação de que o Partido Democrata, antigo PFL, pode vir a ter fim trágico. Em outras palavras, em breve, no cenário político nacional terá um partido a menos.

Existe duas possibilidades de destino para o Democratas. A Primeira delas e, a mais difícil de se efetivar é, evidentemente a manutenção deste partido mesmo com todas as suas derrotas nos últimos anos, onde ele vem constantemente perdendo força no cenário nacional e, no ceará também não é diferente, uma vez que o número de deputados, seja, estaduais e federais vem sendo reduzido.

A segunda vem no âmbito das ligações, das fusões partidárias. Ainda nesse contexto, vale lembrar que o Democratas tem chances de se fundir com o PSDB que, pelas mesmas razões se encontra hoje bastante fragilizado, mas ainda não deu sinal de que virá a desaparecer, até por que o PSDB possui força no cenário nacional, onde governa o Estado de São Paulo e Minas Gerais, por exemplo. Além disso, existe outras duas possibilidades quanto as fusões do DEM. E, nesse sentido, aparecem o PMDB e o PP.

São apenas possibilidades, mas qualquer uma que vier a acontecer terá, decididamente muita influência no Município de Altaneira. È sabido que nesta cidade o DEM é o Partido que dá sustentação, ou vem dando sustentação a Administração de Altaneira há mais de 10 anos. O DEM tem um representante no Poder Legislativo local o Vereador Antônio Henrique.

Nesse sentido, é bom lembrar que quanto ao PSDB, o mesmo também está bastante debilitado, principalmente no cenário cearense, onde um dos maiores líderes desta Sigla não conseguiu se reeleger a senador, o Tasso Jereissati, sem falar de que o número de Deputados estaduais e federais diminuiu bastante, o que só vem a colaborar para a fragilidade desse partido que, não sem razão tem repercussão a nível municipal.

Nas eleições deste ano, o PSDB local saiu muito mal das pernas, não apoiou o candidato a Governador integralmente,  não elegeu o Deputado Estadual Perboyre Diógenes (PSL) e, principalmente viu o Senador Tasso perder uma eleição que considerava ganha. O Partido do PSDB em Altaneira em virtude disso está perdendo força, o que nos permite dizer que, uma possível união do DEM com o PSDB não traz nenhuma benefício para a política local da situação, até mesmo por que essa união já existe a nível local e, a fusão só vem a manter essa conjuntura.

Quanto a Fusão com o PMDB e, estamos falando disso a nível local, ou seja, em Altaneira, é quase que impossível, uma vez que o PMDB faz parte da base aliada da Oposição. No que toca a ligação com o PP, mas difícil ainda, pois aqui inexiste esta sigla. Por tanto, o DEM em Altaneira em virtude dessas fragilidades a nível nacional pode vir em breve a deixar de se constituir como partido, principalmente por que o PSDB também se encontra quase que na mesma situação.

O DEM em Altaneira é presidido, desde o antigo PFL, pelo comerciante e servidor municipal Lourival da Silva Bizerra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.