17 de novembro de 2010

"Clima tenso movimenta Sessão de Vereadores em Altaneira" por José Nicolau

Vereador Deza concedendo entrevista
à TV Diário - Foto Junior Nevoeiro
O clima tenso e de acusações entre dois parlamentares marcou as discussões da Sessão Ordinária de ontem (16/09) no Poder Legislativo Local. Antes disso, porém, faz-se interessante destacar que, voltou a ser debatido o Projeto de Resolução do Vereador Adeilton Silva (PSDB) referente a gravação das Sessões.

Ainda aqui, vale lembrar que esse mesmo projeto tinha sido até discutido na sessão anterior realizada no dia 10. No entanto o mesmo não foi para a votação, pois na redação do mesmo constava a palavra “secreta”. 


Tomando como base tal pressuposto, o vereador Devaldo (PMDB) pediu que a redação do Projeto e, por conseguinte a defesa do requerente não tinha sido bem formulada, haja vista que as sessões não podem ser privadas ao público.

A redação do Projeto foi reformulada e apresentada novamente para discussão e votação. O Vereador autor da proprosição calcado no Regimento Interno da casa afirmou que as reuniões podem ser secretas sim, mas somente em casos de CPI. O mesmo argumento foi defendido pelo Vereador Deza Soares (PCdoB). O mesmo acrescentou ainda que o fato delas serem secretas nesses casos não significa dizer que o público e, ou, a população não possa tomar conhecimento do teor dessas discussões. Feitas a defesa da importância desse projeto, como por exemplo, no auxílio a mais para a relatora da ata e na constituição dessas gravações como fontes históricas e, por conseguinte como possível elemento de centros de documentação e, isso é uma bandeira que, nós, do Notícias em Destaque estamos levantando a partir da aprovação desse projeto.

Dito isso e, a partir disso, a sessão começou a se polemizar e a ganhar contornos dramáticos. A sessão começou a se centralizar, a se polarizar entre esses dois vereadores, ou seja, Deza Soares e Adeilton Silva. Dentro os assuntos dessa discussão, voltou a tona uma vez mais a Declaração de Pobreza dos vereadores da Situação alegando não estarem em condições de pagar o valor do processo. A volta desse assunto foi à gota d’água para que os conflitos entre os dois se expandissem e tomasse conta da sessão.

Ainda em relação a isso, o Vereador Deza Soares contestou o fato do Vereador Zé de Enéias ter assinado o documento sem ter lido. Ainda assim, parece que a centralidade das discussões, a polarização das discussões insistia em continuar, insistia em se ter apenas os dois parlamentares discutindo. A situação chegou a nível tal que, os ânimos se alteraram e ofensas pessoais tomaram conta do Plenário da Câmara.

O vereador Deza Soares afirmou que seu colega Adeilton Silva foi alvo de denúncias junto ao Conselho Tutelar e este por sua vez relatou, apesar de não ter sido no microfone, que Vereador Deza quando possuia estabelecimento comercial chegou a desviar cargas. A partir daí diversas outras acusações vieram de ambas as partes e, o Vereador Deza disse categoricamente que iria processa-lo por calúnia e difamação.


Ordem do Dia 



Na Ordem do Dia vários foram os pontos que se discutiram no dia de ontem, aliás, e, diga-se de passagem, a presente sessão foi uma das mais movimentadas dos últimos meses. Alguns requerimentos aprovados, tais como o que requer a Iluminação no Cemitério Novo, oriundo da Vereadora Valdelice (PC do B).


A saúde também foi uma vez mais tema de debate. A questão foi levantada pelo parlamentar Flávio Correia (PSB). O mesmo proferiu discurso cobrando uma resposta da Secretaria de Saúde deste município no que toca as realizações das cirurgias de cataratas para os idosos. Ainda no que se refere a saúde pública local, o vereador discorreu ainda sobre uma questão muito antiga, qual seja, o mal atendimento que perpassa no hospital em relação aos usuários.

Tribuna Livre



Encerrada a pauta do dia o suplente de Vereador Antônio Rodrigues de Carvalho, mais conhecido como Antônio Nevoeiro teceu duras Críticas ao Prefeito Municipal. Ele fez um discurso com ar de desconfiança, com uma sonoridade de descréditos em relação a Administração de Altaneira, chegando inclusive a fazer alusão da administração local como sendo uma Ditadura.


Dentre as razões que o subsidiaram e, ou, que o levaram a isso se deu em virtude do fato do Gestor Municipal estar querendo colocar a sua família contra ele, mais especificamente o seu filho mais novo, o Rodrigo. De acordo com discurso proferido por ele na sede do Poder Legislativo, a Administração local, na pessoa do Prefeito teria dito que iria eleger seu filho para Vereador, o que levaria a um desacordo familiar entre eles.

O Antônio Nevoeiro discorreu ainda que não está magoado com o Partido, o PSDB, mas sim com o Administrador. Afirmou ainda que o Gestor Municipal é desprovido de palavra, Pois a palavra dele é como “risco em água”.

ÁUDIO DA SESSÃO

Em parceria com a Rádio Comunitária Altaneira FM estamos disponibilizando o  Áudio da Sessão da Câmara Municipal de Altaneira realizada ontem (16-11).

A Sessão é dividida em três partes, da mesma forma dividimos o áudio, em face de interferências na gravação alguns trechos foram retirados. Clique e ouça nossos vereadores:


1- Pequeno Expediente;

2 - Ordem do Dia;

3 - Grande Expediente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.