13 de maio de 2018

Negro Nicolau resgata luta histórica pela gratuidade do transporte para os universitários

Prefeito Dariomar em conversa com os universitários em Altaneira (Foto: João Alves)
O blog Negro Nicolau traz também neste domingo o registro da reunião realizada ontem (12/05), no auditório da Escola 18 de Dezembro reunião entre o prefeito Dariomar Rodrigues (PT), secretários municipais, vereadores e os universitários altaneirenses para esclarecer os “boatos” que surgiram nos últimos dias acerca da retirada do transporte dos estudantes as universidades de Crato e Juazeiro do Norte.

O professor Nicolau faz um resumo dos principais pontos da reunião e culminando com o anuncio de manutenção dos transportes de forma gratuita.

Escreveu ainda que as discussões caminhavam para um desfecho sem que houvesse uma menção a luta histórica da classe estudantil para ter direito a gratuidade, cabendo ao professor e blogueiro pedir a palavra para esclarecimentos.

“Relatei que é muito importante o conhecimento da História para que não caia em erros e faça com essa luta estudantil o mesmo que se fez e faz com a abolição da escravatura, dando a princesa Isabel o mérito pelo feito”, disse Nicolau Neto.

Nicolau lembrou ainda que a conquista da gratuidade do transporte universitário não foi dada, não foi algo proposto por político, mas uma iniciativa dos universitários.

“Inclusive me vi obrigado a dizer que fui eu o responsável direto pela idealização de colocar na Lei Orgânica – quando em 2011 estava ocorrendo a reformulação desta - o dispositivo que fala da obrigatoriedade do município para com o transporte universitário. Disse ainda que tive a grande contribuição do advogado e blogueiro Raimundo Soares Filho no que pese a escrita legalizada” escreveu o professor.

Nicolau destacou, ainda  que a ideia era de uma proposta popular de emenda a Lei Orgânica, mas como era mais difícil conseguir assinaturas em tempo hábil, a solução mais coerente e mais rápida era encontrar um vereador que apresentasse a emenda. O que ficou a cargo do vereador Devaldo.

O professor Nicolau disse ainda que foi através da luta da classe estudantil que atualmente a Lei Orgânica obriga o Município a custear transporte gratuito aos universitários.

Até o fechamento desta postagem nenhuma autoridade tinha se manifestado sobre a postagem do Blog Negro Nicolau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.