10 de agosto de 2020

Em fala sobre as 100 mil mortes, Bolsonaro exalta cloroquina e ataca Globo

As declarações foram feitas por meio das redes sociais do presidente (Foto: Divulgação/Facebook)


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), publicou ontem (09/08) a captura de tela de uma reportagem do tabloide britânico Daily Mail nas redes sociais onde aponta que o isolamento no Reino Unido “matou duas, para cada três pessoas de covid-19” e afirmou que no Brasil “mesmo sem dados oficiais” os números não seriam diferentes. Além disso, Bols
onaro atacou a imprensa e disse que “rede de TV desdenhou, debochou e desestimulou” o uso do medicamento Hidroxicloroquina, fazendo referência à Rede Globo.

Um dia após o Brasil ultrapassar a taxa dos 100 mil mortos em decorrência do novo coronavírus, o presidente diz que “de forma covarde e desrespeitosa” a Globo teria festejado a data como uma “verdadeira Copa do Mundo”, e que, segundo ele, teria culpado o dirigente por todos os óbitos deste período. No último sábado (08/08), contudo, o presidente não se manifestou diretamente sobre o número de vítimas brasileiras, tendo apenas retuitado uma mensagem de apoio feita pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República.

Ao se referir à imprensa, Bolsonaro comparou a Globo com os profissionais de saúde. Nos tuítes, o líder do Executivo disse que diferentemente de muitos gestores e profissionais que “fizeram de tudo pelas vidas do próximo”, a emissora só “espalhou o pânico na população e a discórdia entre os Poderes”. “No mais, essa mesma Rede de TV desdenhou, debochou e desestimulou o uso da Hidroxicloroquina que, mesmo não tendo ainda comprovação científica, salvou a minha vida e, como relatos, a de milhares de brasileiros”, comenta.

O uso da medicação para tratar infectados pela covid-19, entretanto, foi desaconselhado pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) depois de duas pesquisas internacionais não apontarem resultados eficientes do medicamento nesta situação de aplicação fora da bula. Bolsonaro precisou se submeter a eletrocardiogramas duas vezes ao dia para monitorar o efeito do remédio no organismo.

Ainda se referindo à Globo, o dirigente completou que a empresa faz uso político da atual pandemia e que isso “trouxe-nos mortes que poderia ter sidos evitadas”. “Estão com saudades daqueles governantes que sempre os colocavam como prioridade ao fazer o Orçamento da União, mesmo sugando recursos da saúde e educação”, concluiu, citando o slogan da Presidência Deus, Pátria e Família.

Em um mês e meio, o Brasil assistiu ao novo coronavírus intensificar o processo de interiorização ao ponto de dobrar o número de mortos pela doença. Em meados de junho, o país atingiu o patamar de 50 mil óbitos, mas com acréscimos diários na casa de mil fatalidades, a cortina invisível de infecção varreu 101.059 vidas de brasileiros, deixando centenas de milhares de famílias sem oportunidade de um último abraço. Com o acréscimo de 23.010 casos, o número de infectados bateu os 3.035.422), neste domingo (9/8).

Os números indicam que as previsões dos principais núcleos de pesquisa da pandemia no país estavam certas. O Portal Covid-19 Brasil indicava que a barreira dos 100 mil mortos e 3 milhões de casos seria batida com o fechamento da semana 32, neste sábado (8/8), o que ocorreu.

Por enquanto, somente seis estados acumulam menos que mil mortes. Tocantins (451), Mato Grosso do Sul (509), Roraima (547), Acre (561), Amapá (602) e Rondônia (943). Quem lidera o ranking brasileiro é São Paulo (25.114) e concentra um quarto do total das vítimas do país.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

 

Especialistas alertam para a falta de liderança na contra o covid


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.