9 de agosto de 2020

O lugar da mulher na política e nas eleições de 2020 por Henrique Araújo

 

Dep. Augusta Brito foi a primeira líder de partido na Assembleia Legislativa (Foto: Junior Pio)


As vésperas de mais uma campanha política, o desafio para as mulheres permanece o mesmo: ampliar a participação na arena pública e assegurar a entrada de representantes nos poderes Legislativo e Executivo no país. Agora, municiadas também de uma legislação que tenta reduzir o imenso desequilíbrio entre a presença demográfica e o baixo índice de exercício efetivo nos espaços de mando.

No Ceará, por exemplo, há 6.567.760 pessoas aptas a votar, das quais 3.473.629 são mulheres (52,89%) e 3.093.324, homens (47,10%). Embora constituam maioria entre votantes, são minoria como eleitas.

Das 2.176 cadeiras no território cearense, apenas 355 são ocupadas por vereadoras, o que equivale a 16% do total - percentual acima da média nacional, que fica em torno de 15%, mas muito abaixo do que representam como fatia da população.

Em números aproximados, a cada pouco mais de cinco homens eleitos para uma Câmara cearense, só uma mulher consegue votos suficientes para garantir uma vaga.

Essa matemática tem desdobramentos. Em todo o Estado, pelo menos 23 dos 184 municípios não têm representação parlamentar feminina. E, mesmo naqueles onde elas ultrapassam quatro assentos, nunca excedem o número de vereadores homens.

O cenário chega a ser pior na Assembleia Legislativa, na Câmara de Fortaleza e na bancada federal. Somando-se deputadas estaduais (seis), federais (somente uma) e vereadoras (sete), as mulheres preenchem apenas 14 de 114 mandatos disponíveis (46 na AL-CE, 43 na Câmara e 25 no Congresso - 22 na Câmara e três no Senado). A participação, nesse caso, é mais acanhada: 12%.

Ao longo dos últimos dias, o jornal O POVO ouviu pesquisadoras, gestoras, professoras, parlamentares e ex-parlamentares para entender as razões pelas quais, mesmo com as alterações feitas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas regras das disputas e o fim das coligações proporcionais, essas mudanças são insuficientes para reparar um quadro de atraso e desestímulo à entrada de mulheres na política.

Em comum, as entrevistadas apontaram dois fatores principais: um, de ordem estrutural, como máquinas partidárias dominadas por homens e a serviço predominantemente de candidaturas masculinas; e outro, de viés cultural, como o machismo e a visão já naturalizada de que o lugar da mulher é o doméstico e privado.

Professora de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Monalisa Torres avalia que esses são os "elementos de inibição" mais frequentes. "Quando a gente se afasta para tentar entender o que dificulta essa ampliação do espaço da mulher", reflete a pesquisadora, o primeiro aspecto "é estrutural, que tem a ver com uma sociedade ainda muito machista e conservadora".

"Na política", continua a professora, "é comum o homem se impor. Se é vigoroso nas suas palavras, discursos e ações é entendido como alguém que tem força e poder, mas, quando a mulher aciona esses mesmos dispositivos, ela é a histérica, a louca".

Há outros empecilhos, no entanto. Um deles é a própria hierarquia interna nas legendas. "Existem pouquíssimas mulheres que ocupam nos partidos cargos de direção", aponta Torres. "Isso impacta na possibilidade de distribuir de forma mais equânime os recursos, quanto de dar maior visibilidade a candidaturas."

Para ela, apesar dos avanços de ordem legal, resiste uma falsa ideia de que o gênero feminino não se interessa por política. "Não é que as mulheres não se interessam, as mulheres são constrangidas a não participarem desses espaços", critica.

Presidente da seção feminina da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Lívia Maia concorda. "Qual o estímulo que as mulheres têm hoje? O que leva a mulher até a política?", questiona a parlamentar, uma das duas na Câmara de Limoeiro do Norte, onde divide a tribuna com outros 13 colegas - todos homens.

Primeira mulher líder do Governo do Estado na história da Assembleia, a deputada Augusta Brito (PCdoB) reconhece os obstáculos e sugere respostas para pavimentar esse caminho acidentado, de maneira a ajudar outras candidatas.

"É papel da sociedade dar condições para que as mulheres participem mais do espaço político. Não é só dizer 'as mulheres têm que participar'", defende. "É, de fato, garantir a nossa participação, incentivando financeira e estruturalmente."

A respeito das causas da sub-representação e das cotas de 30% para as postulantes, cujo objetivo é tentar atenuar esse problema, a deputada pondera que, além da questão essencialmente eleitoral, existem fatores conjunturais.

"Há uma divisão sexual do trabalho, que aumenta os custos de participação feminina em tais arenas, a existência de estereótipos, atitudes e práticas discriminatórias, que atuam como barreiras à presença de mulheres em partidos, órgãos públicos, sindicatos e cargos de direção no setor privado", explica.

De acordo com ela, "é imprescindível considerar todo o passado de afastamento feminino involuntário da vida pública do país, dos processos políticos e dos ambientes de tomadas de decisão"

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Mulheres exigem mudanças nos partidos para "acolhimento" de candidatas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.