20 de maio de 2013

Boato sobre Bolsa Família gera tumultos em agências da Caixa


Um boato sobre a suspensão do pagamento da Bolsa Família durante o período de três meses foi responsável por lotar as salas de autoatendimento da Caixa Econômica Federal durante esse final de semana no Ceará. A grande procura e a falta de informações gerou tumulto. Caixas eletrônicos ficaram sem dinheiro e filas se formaram no lado de fora das agências.

Segundo levantamento do Banco, apresentado durante coletiva de imprensa realizada no início da tarde de ontem, em Brasília, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), todos os estados do Nordeste, além de Pará, Amazonas e Rio de Janeiro, registraram tumulto durante a tentativa de saque do benefício. O Ceará foi o estado do Nordeste com o maior número de agências tumultuadas, um total de 34.

A costureira Sandra Santos foi uma das beneficiárias que tentou sacar os recursos. Ela conta que foi informada sobre o cancelado pela sogra e que tentou, sem sucesso, fazer a operação em quatro agências da Caixa em Fortaleza. “As máquinas estão sem dinheiro, não há ninguém para atender, há muito tumulto, o ar-condicionado está desligado e os clientes preferenciais são desrespeitados”.

Parcela extra

Com o vendedor Jocélio Félix foi diferente. O jornal O POVO acompanhou o beneficiário que conseguiu sacar, antes da data estabelecida no calendário da Caixa, o valor de R$ 70. O adiantamento do auxílio deixou o vendedor em dúvida. “Nós ouvimos que o benefício seria cancelado por três meses por causa de uma fraude”.

O recebimento do benefício com antecedência fez com que um segundo boato, sobre o pagamento de um bônus, surgisse durante a espera nas agências. “Eu soube, hoje, que o benefício era um presente pelo dia das mães”, explicou a dona de casa Roseane dos Santos, que também conseguiu receber o pagamento, na agência da Caixa, na avenida Almirante Barroso.

Posição do Governo

A ministra do MDS, Tereza Campello, negou a suspensão do Bolsa Família e disse que o pagamento será realizado, normalmente, conforme definido no calendário da Caixa. “Nunca tivemos atraso, não existe possibilidade de não haver dinheiro, os recursos estão garantidos e nunca foram contingenciados”, disse a ministra.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.