7 de dezembro de 2013

Após críticas nas redes sociais Projeto do Concurso deve ser modificado mais uma vez

Secretários, Assessor, vereadores e diretores do SINSEMA em reunião na Câmara Municipal - foto Junior Carvalho
Com publicação da postagem do retorno do Projeto de Lei que autoriza a realização do Concurso Público e cria novas vagas na estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal, surgiram várias críticas, principalmente diante da possibilidade de admissão de professor sem nível superior, o que foi considerado um grande retrocesso. 

O estudante Willian Soares questionou também a previsão dos vencimentos de  Enfermeiro ser superior aos do Fisioterapeuta e informou que comunicou o fato ao Conselho Regional da categoria.

O servidor Givanildo Gonçalves disse que era angustiante ver que um técnico em informática, um técnico em enfermagem, um técnico em agropecuária com os vencimentos apenas de 1 salário mínimo. “Os que se deram o trabalho de estudar e se qualificar ganharam, como no último concurso municipal, um tapa na cara com valores míseros para seus vencimentos, ensino fundamental, médio, técnico e superior quase sem diferença na remuneração” criticou o servidor.

Gutemberg Estevão também criticou a remuneração prevista para os técnicos e disse que nesses termos não participaria do certame. “Sei não, mais os técnicos deveriam arrumar outra profissão!!! Acho que é isso que estou tentando!!! Eu não prestaria concurso para as vagas de técnico de informática não. Estudar como um condenado e ganhar feito um diabo!!! Boa sorte para quem se interessar!!!” desabafou.

O Secretário Municipal de Administração e Finanças, Ariovaldo Soares, disse que, por força expressa na constituição o município dispõe de autonomia para criar seu quadro funcional, inclusive fixar a remuneração, observando os princípios da lei. “As remunerações, tendem a se ajustarem quando da elaboração dos planos de cargos e carreiras, onde deverão ser observadas e avaliadas as complexidades de cada cargo. Se, verificados os certames na grande maioria dos municípios brasileiros, é comum o estabelecimento de remuneração mínima legal” justificou o secretário.

O vereador Professor Adeilton (PP) lembrou que a Câmara não pode alterar quantidades de vagas e muito menos na remuneração dos cargos, mas disse ser favorável a melhoria nas vantagens de caráter individual dos cargos, por outro lado criticou o que chamou de comodismo dos servidores municipais, “há um comodismo e falta de articulação da categoria para cobrarem e se fortalecerem na defesa da reformulação do PCCR. Vejo poucos cobrando e, de fato, exigindo esse direito” reclamou o parlamentar.

A vereadora Alice Gonçalves (PSB) criticou também a previsão de apenas uma vaga para o cargo de Nutricionista, alegando ser insuficiente. “Altaneira é carente de profissional na prevenção e segurança alimentar. Então sugiro a oferta de cargo para um assistente de nutrição, pois este agirá preenchendo e completando a atuação do Nutricionista”, sugeriu a vereadora.

Por sugestão do presidente da Comissão Processante compareceram na manhã de ontem (06/12) na Câmara Municipal, os secretários Ariovaldo Soares (Administração e Finanças) e Deza Soares (Educação) e os diretores do Sindicato SINSEMA, para debater junto com os membros da Comissão o texto do Projeto de Lei.

Em face da vacância do cargo Procurador Geral do Município acompanhou os secretários municipais o advogado particular do prefeito Delvamberto Soares, o Dr. José Maria Gomes Pereira. Além dos membros da Comissão Permanente, Professor Adeilton (Presidente), Edezyo Jalled (Relator) e Flavio Correia (Secretário), participaram da reunião a presidente da Casa vereadora Lélia de Oliveira e os vereadores Antonio Leite e Gilson Cruz.

Não houve consenso em relação as alterações na proposta original e uma nova reunião ficou designada para a próxima segunda-feira (09/12). Os diretores do SINSEMA anunciaram que farão análise do projeto e apresentarão propostas de alterações na próxima reunião.

Em conversa por telefone com este blogueiro o Secretário Deza Soares admitiu o equívoco na previsão de vaga sem nível superior e prometeu que fará as devidas correções no projeto quanto a este ponto, o Secretário de Finanças, Ariovaldo Teles, disse que em relação às remunerações diante da crise financeira que atravessa os municípios brasileiros considera muito difícil a majoração nesse momento.

O Sindicato SINSEMA através da rede social Facebook convidou os servidores a participarem da Assembleia Geral mensal e anunciou a participação do Assessor Jurídico.

Um comentário:

  1. acho uma vergonha esse ato de sempre colocar coisas eradas para ter a oportunidade de ficar nesse jogo de "empurrar com a bariga falo isso porque todas as vezes que esse projeto de lei volta a casa legislativo volta com erros gravíssimo ex professor poder prestar concurso sem ter concluído o nível superior e os que lutaram tanto no aguardo para quando chegar a grande hora prestar um concurso para ter um trabalho digno tem que ser concorrido com quem não concluiu ainda alem do mais as vagas são pouquíssimas ja estão avacalhando tudo isso

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.