3 de agosto de 2014

"Combatendo a desmotivação para enfrentar os concursos públicos" por Francisco Dirceu Barros

Denomino de ponto de inércia ou ponto de baixa motivação o período em que por algum motivo adverso ficamos paralisados em relação ao nosso objetivo e até duvidamos se realmente somos capazes de concretizar o resultado almejado.

É um ponto muito perigoso que se você não superar surgirá um abismo muito grande entre você e seu objetivo.

Diz um ditado anônimo que A maré mais baixa é a que muda o rumo das águas. A nocividade do ponto de inércia ocorre justamente porque haverá uma considerável baixa estima e que será fatal se você tomar a mais involutiva das decisões que é desistir de seu ideal.

Como dizia Musashi, o grande samurai, Tanto em êxtase quanto em profunda tristeza, o espírito enfraquece. Evite os extremos. Não deixe o inimigo ver seu espírito.

A única coisa mais contagiosa que o entusiasmo... É a falta de entusiasmos. Quando por alguma situação adversa, você ficar desmotivado, lembre-se que isso é normal, todos vencedores passam por momentos semelhantes, a única diferença é que o verdadeiro vencedor resiste e jamais desiste, a não ser que seja para conquistar um ideal maior.

 Ensina o amigo William Douglas que:

Leve quanto tempo quiser até decidir passar, mas, uma vez tomada a decisão, faça as coisas direito. Reúna-se consigo (rei, general, soldados), planeje, organize-se, estude, faça provas e vença!

Não tema o erro, mas sua repetição.
Não tema a derrota, mas a desistência.
Não tema nada, senão a si mesmo.

Eu também já tive vontade de chutar o balde, jogar tudo para cima, mas por saber que a motivação é sempre algo que volta, usei a seguinte técnica, vou resistir e estudar com mais intensidade, pois logo, logo, vai aparecer um fator motivador e até o ponto de inércia servirá para construção de meu ideal, pois, eu sei que o verdadeiro heroísmo consiste em persistir por mais um momento enquanto tudo parece perdido. (W. F. Grenfel).

E algo deve ser esclarecido, você só se tornará um vencedor se for capaz de superar o ponto de inércia, e sabe por quê? A estrada que leva à vitória tem altos e baixos e por vezes nos deparamos com uma grande parede de gelo em que toda velocidade se torna um caminhar em câmara lenta, dar vontade de desistir, mas algo está provado, todos vencedores só cortaram a fita da vitória porque foram capazes de resistir e superar o período de baixa motivação. 

Quando você desiste o objetivo almejado é automaticamente anulado, e acontece algo mais grave, atenta-se contra a própria energia que sempre será vital para alcançarmos outros sonhos.

O ponto de inércia também aparece quando enfrentamos algum problema de saúde, problema de relacionamento ou familiares, tais problemas, alia-se a pressa de resolvê-los e gera dias longos e angustiantes, é normal neste período a diminuição do ritmo de estudo, mas você deve entender que estes problemas são obstáculos temporários, logo, logo, tudo vai está bem, portanto, mantenha, mesmo diminuindo o ritmo de estudo, a direção do seu objetivo, pois se você conseguir estudar com a motivação baixa imagine o quanto você renderá quando a motivação voltar.

 William Douglas diz que   Sun Tzu deixa claro que o problema não está no problema em si, mas em quem lida com ele. Einstein já mencionou que o modo de formular uma questão é mais importante que a própria resposta. Uma pessoa organizada enfrenta com êxito um número extraordinário de dificuldades enquanto outra, desorganizada, fracassa diante de poucos ou pequenos contratempos. O que define uma pessoa de sucesso não é a quantidade ou qualidade de seus problemas, mas sua qualidade ao enfrentá-los e sua quantidade de esforço para superá-los.

Publicado originalmente no portal Jus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.