8 de julho de 2011

Ato político marca saída de Marina Silva

Ex-Senadora Marina Silva – foto Mônica Alves
Após desentendimentos com líderes do Partido Verde, a ex-senadora Marina Silva anunciou na tarde de ontem a sua saída do partido. Com a ex-senadora deixam o PV os seus principais colaboradores na campanha de 2010. O argumento de Marina e dos que deixaram a legenda é que teria havido uma manobra da Executiva Nacional, por parte do presidente do partido, José Luiz Pena, para prorrogar o próprio mandato. Marina passou três meses em conflito aberto com a cúpula da legenda e decidiu sair ao constatar que não teria os votos necessários para afastar o dirigente. Durante o evento, o ex-deputado Fernando Gabeira afirmou que os partidos estão muito desgastados e cada vez mais distantes da população.

No Ceará, deixaram o partido o Conselheiro nacional do PV, Paulo Sombra, ex-dirigente estadual, e Polô, candidato ao senado em 2010 e ex-dirigente. “Dentro da executiva os oito que entraram com a Marina, saíram. Os que apoiaram Marina no Ceará e não têm mandato, também saíram. Apenas os que têm mandato não vão poder sair sob pena de perdê-lo”, diz Polô.

No entanto, o presidente estadual do PV, Marcelo Silva, minimiza a saída de Marina e de seus apoiadores no Ceará. “Até agora no ninguém pediu desfiliação. Nenhum deputado, nenhum vereador, nenhum dirigente maior. Se sair meia dúzia sai é demais. Desses, o Polô é uma pessoa de expressão” afirmou. Para Marcelo Silva todos saem perdendo com essa decisão. “Marina é um grande quadro, o PV perde, mas ela também vai perder. Agora no Ceará eu garanto que o partido não vai perder nada”.

Na visão de Polô, porém, “hoje o pessoal do PV diz que a saída da Marina e do grupo dela não quer dizer muita coisa, mas quer dizer sim, basta ver a votação dela (na última eleição)”. Para o ex-dirigente não se trata apenas da quantidade de filiados que o PV perde. “O partido perdeu a sua luta e vive apenas do que simboliza. Não é mais um partido de vanguarda. O PV perdeu a grande oportunidade crescer, e vai continuar pequeno”, reforça Polô.

Quanto ao motivo dos dissidentes, o assessor de imprensa do PV no Ceará, Jorge Macedo, diz que a prorrogação do mandato de José Luiz Pena foi tratada como “um problema maior”. “(Na Executiva Nacional) a Marina e o grupo dela votou pela prorrogação de seis meses, e eles perderam”. Mas Polô garante que “essa prorrogação foi a gota d’água”.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.