31 de julho de 2011

Ceará vai produzir energia solar

A usina está instalada em Tauá e se chama MPX Tauá
Na próxima quinta-feira, 4 de agosto, será a inauguração da primeira usina solar de geração de energia em escala comercial do Brasil. Com o equipamento, o estado do Ceará passa a ser o primeiro do País a produzir energia solar, a partir da MPX Tauá, no município de Tauá, na Região dos Inhamuns. A usina já está em funcionamento e tem capacidade inicial instalada de 1 MW, o equivalente para abastecer 1.500 famílias. De acordo com a assessoria da empresa, a MPX Tauá recebeu investimentos de cerca de R$ 10 milhões.

O município de Tauá foi escolhido devido aos bons índices de radiação solar durante todo o ano, além de se destacar em infraestrutura e em projetos pioneiros como o Cidade Digital, que oferece à população amplo acesso à internet. Durante a construção da usina solar, metade dos trabalhadores foi recrutada na cidade.

Para a instalação da usina solar de Tauá, a MPX informa que buscou equipamentos modernos e eficientes no mercado. Para isso, cita a empresa, profissionais da empresa visitaram parques na Espanha, país que, nos últimos dois anos, esteve na dianteira da instalação dessa fonte. Além disso, conhceram fábricas de produção de painéis solares no Exterior. A usina solar de Tauá tem painéis da Kyocera, fabricante japonesa com mais de 30 anos de experiência na produção desta tecnologia.

Para a instalação da usina, foi feita uma parceria entre a MPX e a Universidade Estadual do Ceará (Uece). É um acordo de cooperação para estudos e pesquisas na MPX Tauá. A Universidade, que tem campus em Tauá, fará o monitoramento dos dados obtidos na operação da usina solar. Nesse processo, os dados emitidos pela estação meteorológica da usina, como radiação solar, temperatura ambiente e temperatura na superfície dos painéis solares, serão transferidos, em tempo real, para os computadores da Uece para avaliação.

“O tratamento científico dos dados operacionais da usina solar cruzados com os dados meteorológicos serão transformados pela universidade num importante banco de dados para orientar as expansões do empreendimento”, ressalta Marcus Temke, diretor de Implantação e Operação da MPX. Dessa forma, universitários serão capacitados na área de energia solar, realizando estudos que podem ajudar na evolução do conhecimento sobre a fonte no Brasil.

Como a região de Tauá é marcada pela existência de sítios arqueológicos, o trabalho de construção da usina, durante as obras civis, envolveu a análise do terreno em busca de vestígios fósseis, a partir de levantamento palentológico, informa a MPX.

Na implantação do projeto, a MPX detalha que desenvolveu um conjunto de 12 programas voltados para questões socioambientais, com monitoramento dos ruídos, controle de erosão e assoreamento, gestão ambiental, educação ambiental e comunicação ambiental – essa considerada essencial para informar a comunidade sobre os benéficos do empreendimento.


Com informações O Povo Online

Um comentário:

  1. Tradução do comentário acima: Confira este site hidrogênio Resultados do teste Gerador de NBC News que explica exatamente como construir painéis solares utilizando-se métodos de fazê-lo

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.