31 de julho de 2016

Henrique Avancini a esperança de medalha do Brasil nas Olimpíadas do Rio


Dono da melhor colocação já obtida por um brasileiro no ranking mundial do MTB XCO (Cross Country Olímpico) na história da modalidade (15ª, em 2013), o carioca Henrique Avancini é apontado por especialistas como esperança brasileira de medalha nos jogos olímpicos do Rio.

Avancini começou a competir aos 8 anos de idade, com uma bicicleta de sucatas montada da oficina do seu pai, Ruy Avancini, que reaproveitou um quadro de quebrado de tamanho muito maior (22'') e transformou num quadro tamanho 12,5’’ especialmente para Henrique.

No seu primeiro ano de pedal Avancini conquistou seu primeiro título, um segundo lugar numa competição para atletas mirins, em Engenheiro Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro.

Avancini rapidamente encontrou seu equilíbrio e, crescendo no campo, foi capaz de habilmente aprimorar suas habilidades MTB cross country. Com trabalho duro e determinação, o brasileiro se tornou o primeiro piloto em seu país a vencer o campeonato nacional em todas as categorias, desde Junior até Elite.

Avancini alcança resultados ótimos para sua modalidade. Em dois Pan Americanos ele alcançou o primeiro lugar, e no Campeonato Mundial de 2006, na Nova Zelândia, conseguiu a nona colocação.

Vale lembrar que nessa última disputa, Henrique Avancini havia largado em último. Esse feito em especial rendeu a melhor colocação de um brasileiro na competição, na história do MTB nacional!

A partir de 2009, sua carreira começa a decolar bastante com sua entrada em uma equipe europeia. Com apenas 20 anos, Henrique fez parte da ISD Cycling Team, um time ucraniano de MTB competitivo.

Aos 23, o competidor fluminense figurava na categoria Elite, e fez parte da equipe que buscava a medalha de ouro em Londres. Na cidade do relógio Big Ben, em 2012, Avancini ficou em 23º na prova final de Cross Country Olímpico (XCO), e quem levou o pódio foi o suíço, e forte competidor, Nino Schurter.

De 2012 a 2014, Avancini corria na equipe Caloi, e disputava diversos campeonatos brasileiros. Mas ao mesmo tempo, o piloto de XCO fazia muitas provas na Europa, mirando oportunidades em longo prazo.

As portas se abriram mais uma vez e Avancini entrava para a Cannondale Factory Racing (CFR), em 2015. Ao lado de Manuel Fumic e Marco Fontana, eles formavam a equipe de XCO para competições mundiais de alta performance.

Campeão Panamericano de MTB 2015 e Campeão Brasileiro de MTB XCO este ano Avancini segue firme sua preparação para os jogos olímpicos no Rio.

Com informações Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.