11 de dezembro de 2016

Dedé Pio recebe Selo Unicef em Fortaleza

Pela primeira vez Altaneira recebe o Selo Unicef (Foto: Divulgação)
O prefeito em exercício do Município de Altaneira, José Eles de Oliveira, popularmente conhecido por Dedé Pio, participou na manhã de ontem (10/12), no Centro de Eventos do Ceará da solenidade de entrega do Selo Unicef Município Aprovado para 82 cidades cearenses, por seus avanços nas áreas de Saúde, Educação, Proteção e Participação Social para redução de desigualdades que afetam vidas de crianças e adolescentes.

Em seu discurso na cerimônia o governador Camilo Santana comemorou os avanços na proteção das crianças e adolescentes no Estado e enfatizou o trabalho executado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em todo o mundo.   

"Com todas as dificuldades de seca que o Ceará está atravessando, os municípios têm se destacado com essas ações. Eles têm todo o nosso reconhecimento e é por isso que o Estado vai complementar essa premiação garantindo alguns equipamentos importantes para as cidades seguirem ampliando os serviços nesta área", destacou.

Com 82 municípios, o Ceará conseguiu em 2016 o maior número de cidades cearenses certificadas em todas as edições do Selo Unicef. As localidades que receberam a certificação tem em comum, segundo a instituição realizadora da premiação, o fortalecimento de políticas públicas orientadas à infância e à adolescência, além de dar atenção especial a ações integradas entre as áreas de Saúde, Educação, Proteção e Assistência Social das gestões municipais e estaduais.

"São avanços importantes na proteção das nossas crianças no Estado do Ceará, dando condições para que elas cresçam com dignidade, mais proteção e mais direitos. O Unicef, que vai completar 70 anos agora (neste domingo, dia 11 de dezembro), tem tido um papel fundamental no Ceará, no Brasil e no mundo na defesa dos direitos das nossas crianças", completou o governador que ainda fez uma “selfie” com parte da comitiva de Altaneira.

A secretária de Assistência Social, Audilene Fernandes, dedicou a vitória aos profissionais da Assistência Social, Educação, Saúde e as demais secretarias municipais. Agradeceu ainda aos adolescentes do NUCA que também contribuíram com a conquista. “Com a conquista do Selo Unicef muitas portas se abrem para melhorias na vida das crianças e assegura o compromisso de fazer ainda mais para superar as desigualdades sociais” disse a secretária.

O professor Dhony Nergino, secretário municipal de Educação, disse que estava muito feliz pela conquista e ofereceu a participação da Educação neste processo aos professores, profissionais da Educação, Alunos e Famílias.

Nesta edição do Selo Unicef, foram 161 municípios inscritos, 123 que participaram e 82 certificados. Para chegar até a premiação, as cidades precisaram desenvolver 14 indicadores de impacto social e 29 ações estratégicas. Em 2013, quando se iniciou o projeto no Semiárido, foram 1.502 municípios convidados, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016. Os 308 municípios certificados integram o grupo dos que mais se destacaram, realizando pelo menos 70% das ações previstas na metodologia do selo.

O Selo Unicef Município Aprovado é uma metodologia do Unicef para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia desta edição inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) que envolvem sete direitos: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir. O Unicef capacita gestores e técnicos das secretarias municipais para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição.

Segundo informações do portal do Governo Municipal participaram da cerimônia além do prefeito em exercício e dos secretários citados a secretária municipal de Saúde, Neusa Moreira,  a articuladora do Selo UNICEF, Socorro Mendes, a Assistente Social Mariana Mathias, a Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira, Lúcia Lucena, adolescentes do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes.

Confira outras imagens do evento:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.