27 de outubro de 2020

Bolsonaro questiona se o melhor não seria investir na cura e não na vacina

O presidente também voltou a defender medicamentos sem eficácia médica comprovada contra a Covid-19 (Foto: Divulgação/Facebook)

Em conversa com apoiadores ontem (26/10) o presidente Jair Bolsonaro defendeu que talvez seja mais interessante investir na cura da Covid-19 do que em uma vacina contra a doença. Na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro afirmou que a produção da vacina poderia demorar pelo menos quatro anos, com base no histórico de outras produções, o que geraria um custo imensurável.

"Agora, pelo que tudo indica, né, todo mundo diz que a vacina que menos demorou foram quatro anos. Eu não sei porque correr em cima dessa. Eu dou minha opinião pessoal: não é mais barato ou mais fácil investir na cura do que até na vacina? Ou jogar nas duas, mas também não esquecer da cura", disse.

O presidente também voltou a defender a utilização de alguns medicamentos como possíveis agentes da cura, sendo que nenhum dos três mencionados por ele tem eficácia médica comprovada contra a Covid-19.

"Eu sou um exemplo. Eu tomei cloroquina, outros tomaram ivermectina, outros tomaram Annita... e pelo que tudo indica todo mundo que tomou precocemente uma das três alternativas aí foi curado."

Após suspender, junto ao Ministério da Saúde, a compra da Coronovac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em cooperação com o Instituto Butantan, devido ao 'descrédito muito grande', Bolsonaro disse que o governo não deve correr desesperadamente para adquirir uma vacina. "O que a gente tem que fazer aqui é não querer correr, não querer atropelar, não querer comprar dessa ou daquela sem comprovação ainda."

Apesar do discurso antivacina, o presidente assinou em agosto uma medida provisória que garante R$ 1,9 bilhão para a aquisição de doses da potencial vacina desenvolvida pela farmacêutica britânica AstraZeneca com parceria da Universidade de Oxford. Além da compra, posteriormente haverá produção local da solução.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Pandemia é uma tragédia humana e a desigualdade contribuiu, diz Boaventura, um dos maiores pensadores sociais deste século


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.