7 de outubro de 2020

Covid-19 de Sarto "acende alerta" entre demais candidatos em Fortaleza

O candidato do PDT lançou um vídeo alertando para os cuidados contra o coronavírus e afirmando que fará campanha virtual (Foto: Reprodução/Facebook)


Confirmada com pouco mais de uma semana de campanha, infecção de José Sarto (PDT) por Covid-19 acendeu "sinal de alerta" entre os demais candidatos à Prefeitura de Fortaleza. Um dia após o pedetista ser testado positivo para a doença, adversários admitem manter agenda de eventos externos, mas reforçam necessidade de maiores cuidados para evitar contágio com o vírus.

Na tarde de ontem, as duas maiores candidaturas para a Prefeitura de Lavras da Mangabeira - Ildsser (MDB) e Ronaldo da Madeireira (PSD) - suspenderam agenda externa sem prazo determinado. Na justificativa, as campanhas alegam recente pico de casos da Covid-19 no Município.

Em Fortaleza, o cuidado não chega a tanto. Por conta da infecção, campanha do PDT cancelou todas as atividades externas com Sarto por até duas semanas. Os compromissos nas ruas, porém, foram mantidos, apenas substituindo o candidato por lideranças como o prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Adversário de Sarto com maior coligação na disputa, Capitão Wagner (Pros) diz que o diagnóstico não altera estratégia da campanha. "De forma nenhuma a gente vai pautar a nossa campanha pelo que os outros candidatos estão fazendo ou deixando de fazer".

O deputado destaca, no entanto, que vem cumprindo todo o protocolo de autoridades sanitárias para o controle da doença. "Desde 7 de setembro, na nossa convenção: álcool em gel, máscaras e evitado o máximo possível aglomerações", diz.

Um dos coordenadores da campanha de Luizianne Lins (PT), o presidente do PT Fortaleza, vereador Guilherme Sampaio (PT), tem tese semelhante. "Antes mesmo dessa notícia, na última sexta-feira à noite, reunimos todos os candidatos a vereador com Luizianne e o Vladyson (vice) exatamente para dimensionar e adequar a campanha às circunstâncias da pandemia", diz.

O ingresso do ex-presidente Lula na campanha da petista, pensado desde o início do processo, também se encontra em análise, pois o partido aguarda condições sanitárias mais favoráveis para uma possível visita dele a Fortaleza.

Candidato do PSL, Heitor Freire (PSL) também disse que não alterou a agenda após a confirmação envolvendo Sarto. "Continuarei indo nos lugares e ouvindo as demandas das pessoas, para que, na minha gestão, eu possa dar assistência àqueles que mais precisam".

Em uma das fotos encaminhadas pela assessoria do candidato da agenda dessa terça-feira, no Centro de Fortaleza, Freire aparece sem máscara conversando com uma eleitora. O candidato, no entanto, afirma: "Estamos tomando os devidos cuidados e seguindo os protocolos sanitários em todas as nossas agendas".

Para Renato Roseno (Psol), a situação envolvendo Sarto e a primeira-dama do Estado, Onélia Santana - diagnosticada ontem com Covid-19 -, mostra que "a pandemia não passou". "Me parece que é imperativo de fato respeitar, fazer as atividades com cuidado, sem aglomerações", diz, destacando ainda que sua campanha tem incentivado eventos "híbridos", com reuniões presenciais e virtuais.

Candidato do Solidariedade e médico, Heitor Férrer destaca que ele e seu vice, Walter Cavalcante (MDB), já estão redobrando os cuidados, já que ambos fazem parte de grupo de risco. "Com a queda do número de mortos, as pessoas vão relaxando, usam a máscara com menos cuidado. A pessoa vê alguém da convivência e não acredita que possa estar contaminada. É aí que mora o risco".

Férrer destaca, no entanto, que nem sempre é fácil cumprir o protocolo: "O cidadão já vem com a mão aberta e a gente não quer deixar de dar. O outro quer dar abraço, bater foto, é difícil recusar. Mas é importante, porque não é só eu pegar deles, mas eles também podem pegar de mim".

Capitão Wagner concorda: "Não é fácil conter as pessoas, militantes e apoiadores, mas temos evitado ao máximo".

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Com Sarto em quarentena, PDT usa RC e muda estratégia para manter campanha na rua


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.