20 de março de 2012

Dia de São José: 147 associações comunitárias são beneficiadas


É reconhecendo o esforço das associações comunitárias de 81 municípios cearenses que o governador Cid Gomes e o secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins entregaram, em Canindé, no Sertão Central, nesta segunda-feira (19), dia de São José, 109 tratores e 55 projetos de abastecimento d'água a 60 mil famílias dependentes da agricultura familiar. O benefício faz parte do projeto São José. Na ocasião, o Governador agradeceu a parceria com o Governo Federal e também com o Banco Mundial, representado na solenidade pelo seu diretor no Brasil, Makhtar Diop. "É a partir dessas parcerias que iremos garantir energia elétrica a todas as famílias do Ceará até o fim deste ano. Vamos aposentar o lampião", comemorou o Cid Gomes.

Desde 2007, 120 mil famílias já foram beneficiadas com com cerca de 1.730 projetos de desenvolvimento agrário liberados, em investimentos que somam R$ 150 milhões. Em breve, o Governador deve assinar em Brasília um convênio do projeto Água Para Todos, com o Ministério da Integração, que beneficiará 75 mil famílias com 15 mil cisternas de consumo, 5 mil projetos de kits de irrigação e 1,5 mil projetos de abastecimento d'água. Junto a outros projetos, o objetivo é a universalização do abastecimento de água para toda a população cearense até 2014.

Até o fim de 2014, Cid irá garantir mais um benefício ao pequeno produtor: a universalização do título de propriedade rural. Segundo ele, esse documento facilita para o trabalhador em situações como  na aposentadoria ou em um financiamento. "É um orgulho para o agricultor", disse.

O Ceará é também o Estado com mais inscritos no programa Garantia Safra, que assegura renda ao agricultor familiar, caso este perca sua safra do ano por estiagem ou excesso hídrico igual ou superior a 50%. "Há poucas semanas de me tornar o vice-presidente do Banco Mundial na África, pretendo, e acredito ser muito importante, levar a experiência do crescimento do Ceará ao também semiárido Senegal", parabenizou o diretor do Banco Mundial (Bird) Makhtar Diop.

Foi graças à parceria com o Banco Mundial, que fez o Ceará ser o terceiro Estado em investimentos públicos do Brasil, que essa etapa do projeto São José, no valor de R$17 milhões, foi todo financiado com recursos do Governo Estadual. "Não agradeço só pelo dinheiro financiado, mas pela orientação e prioridade que sempre nos é dada, fazendo com que o dinheiro renda mais e seja investido nos lugares certos", agradeceu Cid Gomes.

Participaram da entrega o ministro-chefe da Secretaria Nacional de Portos, Leônidas Cristino; o senador Inácio Arruda; o vice-governador Domingos Filho; o presidente da Assembleia Roberto Cláudio; os secretários da Casa Civil Arialdo Pinho; da Fazenda Mauro Filho; do Trabalho e Desenvolvimento Social Evandro Leitão; o presidente da Cagece, Gotardo Gurgel; os deputados federais Domingos Neto e João Ananias, deputados estaduais, prefeitos e autoridades da região.

Com informações Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.