20 de março de 2012

A situação dos Partidos Políticos de Altaneira

São 13 os partidos com filiados em Altaneira

A data final para realização das Convenções Partidárias para escolha dos candidatos as eleições é 30 de junho, mas alguns partidos já estão se mobilizando para lançar candidatos enquanto outros estão buscando reconstituir seus órgãos diretivos no município.

Nesse momento a mobilização se dá em relação a possíveis candidaturas à Câmara Municipal, já que não existem pré-candidatos a prefeito pelo grupo de oposição, face o desânimo pela derrota sofrida nas eleições suplementares de 2011. Por sua vez o atual prefeito, Delvamberto Soares (PSB) anunciou a sua intenção de disputar a reeleição.

O partido do prefeito tem como presidente local o ex-prefeito Edinaldo de Farias Souto e aguarda definição da Executiva Estadual para realização do Congresso Municipal.

O PSB possui 36 filiados manterá a chapa pura para disputa majoritária com Delvamberto e Dedé Pio e pode lançar a ex-secretária de Assistência Social Alice Gonçalves, o ex-prefeito João Ivan Alcântara e o vereador Devaldo Nogueira como candidatos a Câmara Municipal. Existe ainda a possibilidade de serem lançadas novas lideranças no pleito deste ano.

O Partido dos Trabalhadores - PT, presidido pelo atual Secretário de Saúde, Dariomar Soares, está programando a realização do Encontro Municipal para definição sobre possíveis candidatos a vereadores e o apoio integral a reeleição do Prefeito Delvamberto. O PT conta atualmente com 40 filiados.

Já o Partido Comunista do Brasil - PCdoB que é presidido pelo servidor municipal Antonio Pereira da Silva tem apenas 36 filiados e apresentará três candidatos a vereador os atuais vereadores Deza Soares e Flavio Correia e a Vereadora Lelia de Oliveira.

O partido que deve apresentar o maior número de candidatos é o PRB que tem 16 filiados e deve lançar como candidatos o seu Presidente, Antonio Almeida Leite, o ex-vereador Antonio Rodrigues de Carvalho, a professora Maria Eliane de Oliveira e atual presidente da Câmara Municipal Raimundo Rodrigues da Mota.

O Partido Trabalhista Brasileiro - PTB tem 49 filiados é presidido pelo ex-secretário Antonio Carneiro Arrais recebeu os vereadores Genival Ponciano e Jose Fernandes e conta nos seus quadros a candidata derrotada no último pleito Andrea Carla, seu esposo José David, o professor Joaquim Rufino e os ex-presidentes da Câmara Raimundo Arrais e Raimundo Nonato. Lideres da oposição apontam que o candidato para enfrentar o prefeito Delvamberto Soares deve sair dos quadros do PTB

O Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB apesar de contar 123 filiados dentre eles os ex-prefeitos Antonio Dorival de Oliveira e Francisco Fenelon Pereira está com quase todos os cargos da Executiva vagos. Deixaram o Partido o Presidente, Vice Presidente, o Secretário, o Tesoureiro e o Delegado, ainda não há registro dos novos dirigentes. Os tucanos não devem apresentar candidatos.

Outro partido que não deve apresentar candidatos é o Democratas - DEM que tem 58 filiados é presidido pelo comerciante Lourival da Silva Bezerra. Os dois partidos que dominaram o cenário político nos últimos 20 anos em Altaneira devem a Justiça Eleitoral mais de R$ 50.000,00 em multas.

Quatro partidos estão com seus órgãos de direção vencidos são eles:

- Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB foi presidido por Antonio Almeida Arrais, tem 33 filiados e sua provisória está vencida desde 28/05/2010.

- Partido Verde – PV tem 12 filiados era presidido pelo motorista Francisco Ponciano da Silva e o mandato da Comissão Provisória está vencido desde 01/02/2012. Dentre seus filiados está o vereador Antonio Henrique (PV).

- Partido Progressista – PP tem apenas 11 filiados era presidido pelo estudante Felipe Silva Lima, o mandato da Comissão Provisória venceu em 25/02/2012. Dentre seus filiados está o vereador Professor Adeilton.

- Partido Social Liberal - PSL com 66 filiados e tinha como Presidente o Professor José Evantuil de Sousa e deve lançar Sabiniano Rodrigues da Silva candidato a Vereador. O Diretório PSL venceu no último dia 16/03/2012.

Dois outros partidos conta com filiados em Altaneira, mas não tem órgãos diretivos constituídos o Partido da República - PR com 27 filiados e o Partido Popular Socialista - PPS com 277 filiados desde o ano de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.