27 de março de 2012

Pronacampo vai melhorar a qualidade de vida na área rural, afirma presidenta Dilma

Café com a presidenta
A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (26), no programa de rádio Café com a Presidenta, que o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo) vai gerar mais qualidade de vida e mais oportunidades para a população rural.
“Mais qualidade de vida e mais oportunidades para quem vive nas áreas rurais. No lançamento do Pronacampo, lá no Palácio do Planalto, eu me lembrei de um pequeno agricultor que visitei durante a campanha, perto de Brasília. Ele queria, e me disse, que o filho se tornasse um agricultor universitário, a história me emocionou muito, sabe por que, Luciano? Porque ela representa bem os sonhos de quem é pai e mãe e vive no campo. Quer que o seu filho estude, que ele se transforme em um agrônomo, em um veterinário sem que ele precise ir embora para a cidade, abandonar a sua família ou a tradição de produtor rural”, disse.
Segundo Dilma, o Pronacampo é estratégico para transformar o Brasil em uma nação desenvolvida ao garantir educação às novas gerações.
“O Pronacampo, ele faz parte do nosso esforço de garantir oportunidades para que, sobretudo, as novas gerações possam estudar, se desenvolver e transformar este país em uma grande nação”.
A presidenta Dilma afirmou que com investimento de R$ 1,8 bilhão por ano, o Pronacampo vai oferecer aos estudantes das áreas rurais material didático relacionado à realidade do campo.
“Uma das nossas ações será oferecer material didático com conteúdo diferenciado para as escolas rurais. A partir do ano que vem, os temas dos livros didáticos dessas escolas estarão relacionados com a realidade das pessoas que vivem no campo e, também, das comunidades quilombolas, valorizando os saberes da terra e o conhecimento de quem vive na área rural”.
Outra meta do Pronacampo, de acordo com a presidenta Dilma, é resolver o problema do transporte dos estudantes nas áreas rurais.
“Esse é um desafio para melhorar a educação no campo, porque as distâncias entre a casa e a escola podem ser grandes, e lá não há transporte coletivo acessível como ocorre nas cidades. É por isso que o governo federal vai entregar mais 8 mil ônibus e 2 mil lanchas para o transporte escolar, além de distribuir 180 mil bicicletas e capacetes para as crianças e os jovens do campo”.
 Com informações Blog do Planalto