30 de março de 2012

Governador responde perguntas de internautas via rede social


Na noite desta quinta-feira (29), o governador Cid Gomes respondeu a perguntas dos internautas, através de uma rede social. A transmissão foi feita diretamente do Gabinete no Palácio da Abolição. As perguntas foram feitas por meio do Twitter, e foram respondidas pelo Governador durante duas horas.

Dentre os temas mais discutidos, com um pico de mais de 300 internautas, estiveram a implantação do Metrô em Fortaleza e de Sobral, além da rede pública de saúde, educação, infraestrutura e turismo no Estado. Na ocasião, Cid Gomes também anunciou que na sexta-feira (30) terá uma reunião com a presidente da Petrobras, Graça Foster, para a elaboração de um calendário para a implantação da refinaria, produção de biocombustíveis e perfuração de poços no Estado.

Para o Governador, existem dois tipos principais de turismo: o de eventos, que acontece normalmente na baixa estação, e o de passeio. “Precisamos qualificar o turismo de passeio no Estado, e para isso é necessário a implantação de equipamentos. É nessa intenção que implantaremos o Acquário Ceará”, explicou. Já o Centro de Eventos do Ceará (CEC), segundo Cid Gomes, virá suprir a necessidade de investimentos no turismo de eventos, que traz ao Estado o dobro de lucros. “Em abril, as obras do CEC estarão concluídas e daremos início ao condicionamento de eletricidade em maio”, disse.

Sobre o Metrô de Fortaleza, o Governador anunciou que na semana que vem se iniciam as obras da Linha Parangaba-Mucuripe. Até o dia 15 de junho, a Linha Sul entrará em fase de testes de Maracanaú a Parangaba. A partir do dia 15 de outubro, o restante dos testes na linha deve estar finalizado.”Investimentos em mobilidade urbana é de extrema importância no crescimento das cidades. Ainda esse ano, devemos iniciar ações para a implantação da Linha Leste”, informou Cid Gomes.

Outro assunto debatido foi o atendimento à saúde. De acordo com o Governador, as 21 policlínicas planejadas para a saúde do Estado deverão estar em funcionamento ainda este ano. “Juntamente aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Hospitais no Interior e na Capital, pretendo dar ao Ceará a melhor cobertura em saúde de todos os Estados”, disse. Para ele, a educação foi outro foco de mudança do Estado. Com a construção de Escolas Estaduais de Educação Profissionalizante (EEEPs), a base da formação técnica do Estado foi modificada. Já são 84 escolas inauguradas e 30 mil jovens beneficiados e a previsão é que até o fim de 2014, 140 escolas profissionais estejam em operação.

Quanto à Copa do Mundo, Cid Gomes destacou o avanço das obras do Castelão, que serão concluídas em dezembro próximo - “um ano e meio antes da Copa e seis meses antes da Copa das Confederações”, destacou. Ele explicou ainda que existe uma matriz de responsabilidade para cada esfera governamental. “O Governo federal se responsabiliza pelo Aeroporto e Porto, a Prefeitura das vias de acesso ao Estádio e ao Governo do Estado cabe a modernização da arena e a linha Parangaba-Mucuripe”, disse.

 Com informações Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado