28 de março de 2012

Padre não aceita “Paixão de Cristo” na Matriz de Altaneira

O evangélico Paulo Robson representa Jesus e jovens católicos os apóstolos - foto divulgação

Jovens altaneirenses usaram as redes sociais para denunciar o boicote do pároco titular da Paroquia de Santa Tereza d`Ávila a encenação da peça Paixão de Cristo em Altaneira.

Segundo participantes da peça o Padre Alberto não aceita que a cena da crucificação de Cristo seja realizada no patamar da Igreja Matriz, sob alegativa no mesmo horário irá celebrar de uma Missa.

Para o Professor e Blogueiro José Nicolau o problema está relacionado ao controle dos fiéis e o fato de evangélicos na peça “não está sendo visto com bons olhos pelo líder religioso católico”.

Nicolau publicou artigo no seu Blog “Informações em Foco” e no site Recanto das Letras, com o objetivo de ampliar o debate e levar a discussão local pra outros.

O artesão Cicero Silva Chagas, mais conhecido por Cicero do ARCA também denunciou a intolerância religiosa nas redes sociais.

“Quando pensamos que estamos dando passos significativos para a convivência harmoniosa entre as crenças religiosas somos surpreendidos com atitudes medievais, vindas de uma estrutura religiosa cheia de atrocidades a história é testemunha de quantas injustiças foram cometidas. Depois de tanto tempo e tantas injustiças pensei que ela tivesse aprendido, mas parece que na cartilha que veio para Altaneira-CE essa pagina estava faltando” publico Cicero.

Cicero denuncia que com atitudes medievais e por motivos alheios ao conhecimento popular o pároco não aprova a união das crenças religiosas para realizarem e resgate da Paixão de Cristo por jovens católicos e evangélicos que transcendendo os limites da religião se uniram para juntos com a Secretaria de Cultura realizar a Peça.

“Para esse gestor digo: Toda ditadura tem começo meio e fim.” Finaliza Cicero.

O assunto é o tema principal de discussão na cidade e muitos católicos não entendem a posição do Padre Alberto que ainda não se manifestou publicamente.

Aguardamos, pois, uma explicação do Paroco, pois nunca é demais lembrar que a Igreja Matriz de Altaneira foi construída com sangue e suor dos altaneirenses muitos deles pais e avos dos jovens que hoje pretendem usar aquele espaço, que é de todos.