21 de março de 2012

Pesquisadores da UECE farão a segurança das urnas eletrônicas das eleições


O Grupo de Pesquisa em Segurança da Informação (Insert) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) está em Brasília para participar até quinta-feira (22) da segunda edição dos Testes Públicos de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação.

A iniciativa busca, também, a colaboração da sociedade brasileira para o aperfeiçoamento da urna eletrônica. Qualquer cidadão pode participar desse evento, que acontecerá na nova sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília/DF.

Os pesquisadores da Uece fazem parte do projeto de Investigação de Segurança das Urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais brasileiras de 2012, marcadas para outubro próximo, de acordo com o calendário da Justiça Eleitoral.

O grupo estudou minuciosamente os componentes da urna e seu funcionamento, na tentativa de identificar qualquer possibilidade de falha. Em seguida, deverá apresentar um relatório ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com sugestões para aprimorar a segurança do equipamento.

O grupo é dirigido pelo Prof. PhD André dos Santos e composto pelos pesquisadores Márcio Correia, Luiz Gonzaga e Saulo Hachem. Os pesquisadores do Insert já foram responsáveis por identificar e corrigir falhas em sistemas populares de Bancos e lojas de Comércio Eletrônico no Brasil.

Com informações Assessoria de Imprensa da Uece

Mais informações no portal do evento:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.