7 de março de 2012

URCA faz hoje 25 anos de implantação, com programação comemorativa



A Universidade Regional do Cariri (URCA), primeira Universidade da região, completa nesta quarta-feira, dia 7 de março, 25 anos de implantação. A URCA foi criada em dezembro de 1986. Com a finalidade de marcar a data, a Administração Superior irá realizar, às 8 horas de hoje, solenidade com hasteamento das bandeiras. Às 17 horas, será celebrada missa em ação de graças pela passagem do aniversário, na Igreja Matriz Sé Catedral, em Crato.

A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, destaca o processo de criação da URCA, que partiu de um grande sonho de caririenses, em busca do desenvolvimento regional. “Seria na verdade, a Instituição motora desse processo, que beneficiasse todas as cidades da região”, diz a Reitora. 

A Universidade Regional do Cariri nasceu a partir dos cinco cursos que faziam parte da Faculdade de Filosofia do Crato e mais três da Universidade Estadual do Ceará (UECE), somando-se oito cursos que formaram a fase nuclear da URCA. Atualmente a Instituição conta com 16 cursos de graduação, e três Unidades Descentralizadas, em Missão Velha, Campos Sales e Iguatu. Possui o primeiro Mestrado de Bioprospecção Molecular do Brasil, com escala crescente de procura; um Doutorado Interinstitucional em Bioquímica Toxicológica, em convênio com a Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e o recém implantado doutorado em Etnobiologia e Conservação da Natureza. A URCA também conta com diversos cursos em nível de especialização.

Mesmo com a inserção de inúmeros cursos na região, principalmente por meio de faculdades particulares, a URCA, que promove o ensino público, gratuito e busca a qualidade na expansão e promoção da ciência, é disparado, a que mais tem sido procurada pelos estudantes das cidades da região e de estados vizinhos, se configurando como da maior relevância no cenário da educação superior no interior do Estado do Ceará.

Com informações Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA
Foto: Elizângela Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.