19 de março de 2012

Sucessão em Fortaleza: pré-candidatos do PT minimizam sinais de preferência

Elmano Freitas é apontado como preferido de Luiziane - foto Ana Lorena

Os sinais de preferência da prefeita Luizianne Lins por seu secretário da Educação, Elmano de Freitas, são vistos com naturalidade pelos outros quatro pré-candidatos do PT a prefeito de Fortaleza.

Até a semana passada, os movimentos pró-Elmano estavam mais relegados a pessoas próximas a prefeita, mas raramente com envolvimento direto dela. Na terça e na quarta-feira, entretanto, Luizianne levou Elmano para encontros com o senador Eunício Oliveira (PMDB) e o presidente nacional do PT, Rui Falcão.

Alguns dos que disputam com Elmano a indicação para concorrer à sucessão de Luizianne nem mesmo veem os episódios como demonstração da preferência da prefeita.

Como O POVO divulgou na última sexta-feira, o PT já teria a intenção de começar a enxugar a lista de pré-candidatos. Em breve, a prefeita deverá chamá-los para conversar.

De acordo com o deputado federal Artur Bruno, um dos pré-candidatos, a companhia do secretário da Educação nas articulações foi coincidência. Como Elmano estava em Brasília, a prefeita aproveitou a companhia. Já o parlamentar, excepcionalmente, não foi à capital federal nesta semana, por problemas de saúde.

“Vejo com naturalidade. Elmano Freitas é o secretário da Educação, é dirigente qualificado do nosso partido. Até o momento, a prefeita Luizianne não expressou publicamente nenhuma preferência”, disse.

Segundo ele, a prefeita, que é presidente estadual da sigla, deverá conversar com todas as correntes do partido, com as principais lideranças parlamentares e buscar um nome que seja consenso no PT e que tenha respaldo dos partidos aliados.

Guilherme Sampaio, que também pleiteia ser o escolhido, afirma, por sua vez, que não conversou com a prefeita sobre o assunto, mas também não vê como preferência. “Todos nós sabemos que entre todos os pré-candidatos, Elmano é, talvez, aquele que ainda não seja um quadro conhecido de todas as autoridades e lideranças que participam desse processo”, disse para justificar a presença dele nas articulações.

Sampaio reconhece que Elmano é uma pessoa próxima à Luizianne e, por ser um quadro que precisa ser analisado, ela está na condição de apresentá-lo. “Ela tem liberdade de tomar a decisão que ela considera conveniente”, defende.

Visto como nome que mais contribuiria para o entendimento com o governador Cid Gomes, o secretário estadual das Cidades e também pré-candidato Camilo Santana ressaltou que os jornais vêm noticiando que Elmano é a preferência de Luizianne e, portanto, ele não vê com estranhamento a companhia dele nas articulações. “Claro que quero ser o candidato. Mas só serei se for o candidato dela. E vou me esforçar para conquistá-la como opção para as eleições em Fortaleza”.

Acrísio Sena também diz que não vê problema em Luizianne ter ido conversar com Eunício na companhia de Elmano. “Não é novidade que o governo (administração municipal) se movimenta a favor do Elmano. Está claro que é o nome do governo. E não vejo nenhum problema nisso. Agora, achamos que, mesmo ela (Luizianne) tendo a definição pelo nome do Elmano, existem critérios fundamentais que devem ser levados em consideração”, defende.

Entre os critérios, ele cita a capacidade de agregar todas as correntes de pensamento do partido, manter a aliança, ser referência para os movimentos sociais e ter força nas pesquisas. “É preciso analisar a viabilidade eleitoral de cada um. Esse conjunto de critérios é mais que fundamental”, acredita.

Elmano também afirma que não há favorecimento por parte da prefeita a ele ou a qualquer pré-candidato. Segundo ele, a presidente estadual da legenda tem agido com equilíbrio.

Ao O POVO, Luizianne também afirmou que não atua como cabo eleitoral de Elmano. Ela argumentou que levou seu secretário da Educação para a conversa com Eunício porque o próprio senador peemedebista, na recente visita da presidente Dilma Rousseff (PT) ao Ceará, havia dito à prefeita que Elmano era o único dos pré-candidatos petistas que ele não conhecia.

Segundo ela, os quatro outros já são figuras públicas com mandato e dispensam apresentação.

No próximo dia 30, o PT decidirá se fará ou não prévias para escolher o candidato a prefeito de Fortaleza. O grupo de Luizianne é favorável, mas os demais pré-candidatos preferem a definição no encontro de delegados.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.