19 de junho de 2012

Arraiá do Furdunço, a grande Campeã de Altaneira

Apresentação da Quadrilha Campeã - Foto Heloísa Bitú

A quadrilha Arraiá do Furdunço iniciou suas atividades como Grupo no ano de 2001 tendo como participantes alunos e professores das escolas públicas do nosso município e como objetivo manter viva na memória das pessoas o jeito de brincar São João sem perder a tradição.
Em 12 anos de existência o Furdunço mantém as tradições juninas tendo como base a construção de enredos que retratam fatos e figuras representativas na história, na literatura popular, na religiosidade e no folclore, e por isso conseguiu alcançar resultados significativos nos festivais, tendo como referência o quarto lugar no Festejo Ceará Junino 2006, o quinto lugar nos festejos juninos fora de época do Iguatú Festeiro em 2008, Campeã do XI Ceará Junino em 2009 e sétimo lugar no Festival Nacional também em 2009.
A quadrilha Arraiá do Furdunço é sinônimo de Cultura e Tradição, e este ano retratou a história da cultura nordestina, cantada pelo eterno Rei do Baião, Luiz Lua Gonzaga, com o tema “A Tradição Contagia Como o Rei do Baião à Cultura Nordestina.”.
Banner do Oficial do Arraiá do Furdunço - Foto Heolísa Bitú
Em anos anteriores a quadrilha não costumava dançar competindo em nosso município, esta fazia apenas uma apresentação para o povo de Altaneira ver e reconhecer os talentos que nós temos. Este ano porém, foi diferente como Altaneira sediou a etapa classificatória do Festejo Ceará Junino, estes tiveram que competir e dançar com mais garra e vontade para conseguir a classificação e ir representar o Cariri no festival na Capital do Estado.
A apresentação foi belíssima e o povo aplaudia em pé a cada gesto e cada encenação, concluímos assim que a vitória foi merecida, pois além dos dançarinos, dos músicos, dos figurantes e da equipe de apoio, o público apresentou junto com o furdunço.
Público assistindo a apresentação do Furdunço.
Confira mais fotos da apresentação:












































































Fotos: Heloísa Bitú

2 comentários:

  1. Foi a primeira vez que a quadrilha coração junino foi para a cidade de Altaneira, fomos bem recepcionados.Obrigado por ter nos recebidos de braços abertos.Ass.: Alex Gonçalves.

    ResponderExcluir
  2. Que saudades da época que dancei no furdunço, pena que tive que sair....
    Eu queria saber se é verdade que o Furdunço acabou de vez, e queria saber porque acabou?

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.