1 de junho de 2012

Cid Gomes comemora Ceará como sede de jogos da Copa das Confederações


IMG_8044_2
“Mais uma vez o Ceará foi bem contemplado. Fazendo uma média dos jogos que vão acontecer, o Estado foi quem pegou as melhores partidas. Vamos sediar um jogo da Seleção Brasileira, um segundo com uma seleção de cabeça de chave e uma semifinal. Atribuímos isso a aposta que foi de fazer o Castelão o maior estádio do Norte/Nordeste e também como um reconhecimento da FIFA pelo adiantado da obra”. Essa foi a avaliação do governador Cid Gomes durante coletiva de imprensa realizada na noite desta quarta-feira (30), sobre o anúncio do calendário Copa das Confederações da FIFA 2013. A cerimônia de anúncio aconteceu no Rio de Janeiro, e foi presidida pelo Secretário Geral da FIFA, Jérôme Valcke, e pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Cid Gomes aproveitou a oportunidade para destacar a repercussão social para o Estado com a realização da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e a Copa das Confederações da FIFA 2013. “Não penso nas Copas como um evento restrito aos meses que ela acontece. Para nós, serão apenas três dias de cada um. Mas fica todo um legado que esses eventos deixará para o nosso Estado, para Fortaleza e ao turismo que nós temos. Mas, o mais importante é a visibilidade que o Ceará e o Brasil terão. São cerca de 3,5 milhões de turistas durante o evento, cinco bilhões de pessoas assistindo o Mundial e cerca de 18 mil jornalistas repassando conhecimento do nosso turismo”, destacou o Governador.

A capital cearense receberá no Estádio Castelão seis partidas da Copa do Mundo Brasil FIFA 2014, sendo duas delas da Seleção Brasileira. O Mundial acontece entre os meses de junho e julho de 2014. Da Copa das Confederações serão realizados três jogos. O primeiro, no dia 19 de junho, com jogo da Seleção Brasileira; o segundo com uma seleção cabeça de chave, que provavelmente será a Espanha, dia 23 de junho; e o último com uma Semifinal, em 27 de junho, todos às 16 horas.
IMG_7987
 O Governador aproveitou a ocasião para destacar o andamento de importantes obras que estão sendo feitas para realização dos dois eventos em Fortaleza, como as obras de ampliação e melhorias no Aeroporto de Fortaleza, por parte do Governo Federal; e de mobilidade urbana de responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza que estão com as obras inviabilizadas, como a construção dos três túneis, localizados na Avenidas Alberto Sá; Santos Dumont; e Padre Antônio Tomaz, que servirão de passagem o Ramal Parangaba-Mucuripe. “Tenho visto notícias que em 15 dias já estarão soltando um novo edital para licitação dessas obras. E eu vou pedir ao secretário Ferruccio Feitosa que procure aqui os encarregados locais no sentido de assumir os dois túneis, que é o que mais nos preocupa porque isso tem uma relação com o VLT Parangaba-Mucuripe. O VLT só se viabiliza se esses túneis estiverem prontos. Então vamos nos colocar à disposição para tomar conta e agilizar as obras desses túneis”, avaliou Cid Gomes.

O secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, também lembrou de obras que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado e que têm relação com a realização dos dois eventos e que, segundo ele, devem ter garantido o sucesso de Fortaleza na contemplação dos jogos. “Sempre busquei transmitir à FIFA as realizações do Estado não só no que diz respeito ao Castelão, mas à mobilidade, à área da saúde, educação. A linha sul do Metrô, que logo terá seus primeiros testes; a CE-025 que já terá suas obras entregues em julho; a CE-085 que já iniciou as obras; o aeroporto de Aracati que já está praticamente pronto e o de Jericoacora que já iniciou suas obras. Todas as áreas têm relação com a Copa de 2014, mas traz melhorias significativas e definitivas para o Estado”, conclui o secretário.

Estádio Castelão – Palco dos Jogos

Sobre as obras do Estádio Castelão, Cid Gomes comemorou o adiantamento das obras, que já chega a duas, de quatro etapas concluídas, e mais de 70% de conclusão. Quando 100% concluída, em dezembro de 2012, a Estádio será a maior do Norte/Nordeste e estará entre as quatro maiores do Brasil. A previsão é que o estádio seja concluído em dezembro de 2012.

A primeira Etapa, inaugurada em novembro de 2011, compreende Estacionamento e Praça de Acesso do Setor Norte e o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do Governo do Estado (Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia). A Etapa II do projeto, também pronta, compreende Estacionamento e Praça de Acesso Setor Sul. Inclui ainda ações como a construção da primeira bilheteria e de um trecho da via que dará acesso ao estacionamento da Arena Castelão.

As duas últimas Etapas, III e IV, seguem a todo vapor. A etapa III corresponde à construção do Edifício Central que é considerado o centro de comando de todo o estádio. Atualmente, o prédio está em fase bem adiantada. De acordo com o último relatório, a etapa alcança 76,80% de execução. Já a Etapa IV compreende a finalização de todo o projeto e interação entre as etapas. Atualmente, essa fase está com 37,58% de conclusão.

Com informações Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.