26 de junho de 2012

Governador destaca investimento em educação para atender projetos estruturantes



Além de formar profissionais e técnicos, as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) formam cidadãos por meio também de uma educação humanitária. É com essa proposta que o governador Cid Gomes abriu o I Simpósio de Educação Profissional do Ceará, nesta segunda-feira (25), na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace).

“O Ceará, sem dúvida, vai passar por um momento de grande desenvolvimento e novas oportunidades. Isso demanda profissionais capacitados em áreas que até pouco tempo não tinham no Estado, como a siderúrgica e a refinaria”, afirmou o Governador. Segundo Cid, esses setores são responsáveis por cerca de 70 a 80% de empregos industriais, que não devem ser preenchidos por profissionais de fora do Estado. “A capacitação técnica nunca foi tão importante no Estado. Já temos 51 cursos ofertados e 88 EEEPs em funcionamento”, comemorou.

O evento acontecerá até a próxima quinta-feira (28), em um espaço de disseminação de experiências, projetos e trabalhos científicos de estudantes e profissionais das Escolas Estaduais de Educação Profissional e dos egressos da escola pública que participam do Projeto e-Jovem. De acordo com a secretária de Educação Izolda Cela, o sucesso das EEEPs está na aproximação dos estudantes com o mercado de trabalho, que demanda capacitações. “Precisamos cada vez mais construir redes de fortalecimento dessas escolas e aprofundar essas relações dos alunos com o mundo real”, disse. A ex-aluna Fernanda Lígia é um exemplo desse trabalho. Após terminar o curso da EEEP de Tabuleiro do Norte, atualmente é estudante de engenharia civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

As escolas foram pensadas desde o início na intenção de tornar mais atrativas as escolas de Ensino Médio. Em 2012, 95 EEEPs estarão em funcionamento com a matrícula de aproximadamente 31 mil jovens e até o final de 2014, serão 140 escolas com esse nível de ensino no Ceará. “Em Fortaleza, já temos 17 EEEPs e construiremos mais seis em breve, nos moldes das atuais”, afirmou Cid. “Estamos também, em parceria com os municípios, construindo 160 Centros de Educação Infantil (CEIs), para melhorar ainda mais a educação no Estado, que é a base para uma mudança de vida”, comemorou.

O Seminário vai ainda propiciar a troca de informações, a partir de temas como aprendizagem cooperativa, mercado de trabalho para a juventude, empreendedorismo no ensino médio, protagonismo estudantil, político e social, lei de aprendizagem e integração e intersetorialidade das políticas para a juventude.  Também esteve presente na solenidade o presidente da Assembleia Roberto Cláudio.

Com informações  Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.