28 de setembro de 2020

Com mais de 545 mil registros, Brasil bate recorde de inscritos nas eleições 2020

 


O Brasil bateu recorde de candidatos inscritos nas eleições municipais deste ano: ao todo, foram 545.437 nomes que querem disputar uma cadeira de prefeito, vice-prefeito ou vereador. Os nomes para vereador representam a maior parte desta quantia, com 507.124 mil pedidos de registros. Já prefeitos, são 19.141 e para o cargo de vice-prefeito são 19.172 nomes.

O registro se encerrou no sábado (26/09), às 19 horas. Os nomes ainda serão analisados pelo juízo eleitoral - então, não significa que todos serão lançados. Nas eleições de 2016, o número de inscrições foi 503,2 mil.

Segundo especialistas o principal motivo do aumento é o fim das coligações para as eleições proporcionais, algo decidido pelo Congresso Nacional em 2017. Assim, esta é a primeira eleição municipal com a mudança aprovada por meio da reforma eleitoral. Com a alteração, um candidato que queira disputar como vereador, só pode participar do pleito na chapa única do partido ao qual ele é filiado. Antes, uma chapa tinha candidatos de partidos distintos.

Assim, as legendas estão lançando mais candidatos com o intuito de obter votos o suficiente para conseguir cadeiras nas Câmaras Municipais. Isso porque, na eleição proporcional, as vagas são do partido, e não do candidato. Assim, no momento do voto, o eleitor está escolhendo um integrante daquela legenda. O cálculo de quem vai ocupar a cadeira é feito em cima do quociente eleitoral, que informará quantos votos uma determinada legenda precisa para ter uma vaga.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

 

Maioria de candidatos a vereadores é preta e parda; a prefeitos, branca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.