10 de setembro de 2020

Apenas 7 municípios no Ceará tem taxa de transmissão considerada média


Ceará mantém, desde o início de julho, Reprodução Efetiva (Rt) para Covid-19 inferior a 1. Entretanto, os municípios mostram outro comportamento quando analisados individualmente. Das 184 cidades cearenses, apenas sete registram taxa de transmissão abaixo de 1. Os dados são da plataforma IntegraSUS, atualizados às 8h06min de ontem, 9.

O índice pode ser considerado baixo quando a possibilidade de contágio varia entre zero e 0,5. Os casos em que a potencialidade está entre 0,5 e 1 são considerados como média transmissão. Quando os valores ficam acima de uma nova pessoa infectada, a taxa é considerada alta. É nesse contexto que 177 municípios cearenses continuam com ritmo de contágio crescente. Apenas Juazeiro do Norte, Crato, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Fortaleza e Sobral têm Rt média. Em quase sete meses de pandemia, nenhum município alcançou baixa taxa de transmissão. 

"A taxa no Estado está em 0,67. Isso significaria literalmente que cada pessoa infectada está passando o vírus para meia, mas não existe meia pessoa. Então, na prática, o que está acontecendo é que a cada três cadeias de transmissão, duas estão sendo interrompidas", explica Daniele Queiroz, epidemiologista e técnica da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O número indica quantos indivíduos cada pessoa infectada pode contagiar nas condições existentes em um determinado momento. "Como se trata de uma média complexa que usa probabilidades e depende de variáveis específicas dos locais, ela será mais precisa conforme a área analisada for menor", completa a especialista.

Considerando as regiões de saúde, o Sertão Central e o Litoral Leste/Jaguaribe têm todos os municípios com alta transmissibilidade. Já entre todas as cidades, Fortaleza é a que tem o melhor índice (0,87) e Altaneira, no Cariri, é a que desperta maior atenção - lá cada pessoa infectada transmite o Sars-CoV-2 para outras duas. "Os municípios com maiores taxas são aqueles onde têm mais pessoas suscetíveis ou então onde as medidas de biossegurança e higiene pessoal estão sendo menos seguidas", pontua Daniele.

"As pessoas estão entendendo que a pandemia acabou, mas isso não é a realidade. A vida voltou a acontecer, mas com um novo formato. O distanciamento, uso de máscara e higiene das mãos fazem parte disso", enfatiza a infectologista. Ela explica ainda que a transmissão da Covid-19 continua sustentada no Ceará e existe risco de a velocidade de dispersão da doença ganhar força caso os cuidados necessários sejam abandonados. "Como o período de incubação é muito curto, se hoje eu tenho 100 pessoas doentes e transmitindo para pelo menos uma, daqui quatro ou sete dias vou ter 200 pessoas doentes e transmitindo", exemplifica.

O Ceará passou a somar 8.634 mortes por coronavírus, segundo dados atualizados ontem, às 17h20min, pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), que apontou ainda que 223.863 pessoas foram infectadas pelo coronavírus, desde que a pandemia foi identificada no Estado, há mais de seis meses. A Sesa divulgou ainda que o Estado já recuperou 198.788 pacientes.

Taxas de transmissão da Covid-19 no Ceará

Os cinco municípios com menor RT

Fortaleza 0,87

Juazeiro do Norte 0,91

Sobral 0,94

Maracanaú 0,97

Crato 0,98

Os cinco municípios com maior RT

Altaneira 2,19

Aiuaba 2,07

Penaforte 1,91

Tarrafas 1,86

Antonina do Norte 1,81

O Brasil voltou a incluir mais de mil mortes na contagem oficial da Covid-19 no intervalo de 24 horas e, com mais 1.075 óbitos, chegou a 128.539 mortes pelo novo coronavírus.

Com informações portal O Povo Online

 

Leia também:

 

Laboratório fará testes de vacina americana no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.