8 de setembro de 2020

Em cerimônia da Independência sem desfile, Bolsonaro cumprimenta apoiadores em meio a aglomeração

 

O presidente Jair Bolsonaro chegou na solenidade em um automóvel conversível sem mascaras, acompanhado de crianças (Foto: Ed Alves)

O presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia do 198° aniversário do Dia da Independência ocorrida ontem (07/09), no Palácio da Alvorada. Devido a pandemia da covid-19, o tradicional desfile na Esplanada dos Ministérios foi cancelado pela primeira vez na história e a data foi comemorada de maneira comedida, com estrutura reduzida para imprensa e público.

Sem máscara, o chefe do Executivo saiu do Palácio da Alvorada em um Rolls Royce, acompanhado por um grupo de crianças. A maioria também não usava o item de higiene. Minutos antes, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro saiu a pé pela porta da residência oficial, cumprimentou o público com apertos de mãos e foi recebida aos gritos de "mita". Um auxiliar passou oferecendo álcool em gel em seguida.

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) fez selfies com apoiadores e o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni conversou com um grupo de bolsonaristas.

A solenidade foi iniciada com o hino nacional, seguido do hasteamento da bandeira, o hino da independência e por fim, a apresentação da esquadrilha da fumaça. Ao final, Bolsonaro e ministros também cumprimentaram apoiadores e tiraram selfies causando aglomeração. O mandatário não discursou no evento. Para às 20h, está previsto um pronunciamento do presidente em cadeia nacional de rádio e televisão.

Ainda estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente Hamilton Mourão, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, os ministros Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), o ministro do GSI, general Augusto Heleno e o deputado federal Hélio Lopes.

Há um mês o Ministério da Defesa havia informado sobre o cancelamento do tradicional desfile de 7 de Setembro, dia da Independência da República. Em publicação no Diário Oficial da União, o ministério da Defesa determinou que as Forças Armadas fossem orientadas a não participar de quaisquer tipos de eventos comemorativos neste ano. A portaria afirmou que a medida é necessária para evitar aglomeração em meio à pandemia de coronavírus.

Com informações portal Correio Braziliense


Leia também:

 

Bolsonaro exalta liberdade, mas elogia indiretamente ditadura; panelaços ocorrem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.