9 de março de 2021

Governadores planejam medidas e pressionam ministro da Saúde

Camilo Santana disse que os governadores reforçaram o pedido de mais rapidez na aquisição e distribuição de vacinas aos estados (Foto: Julio Caeser)

Governadores se reuniram ontem com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para pressionar por remessas e acelerar a entrega de doses de vacinas aos estados. O grupo, formado por cerca de 20 gestores, tem se encontrado regularmente e planeja a adoção de medidas conjuntas para conter a pandemia de Covid-19, entre elas a restrição de fluxo e toque de recolher.

Um dos participantes da conversa com o ministro, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), disse que o bloco pediu "mais rapidez na aquisição e distribuição de vacinas aos estados, cujo processo tem sido ainda lento e abaixo das necessidades de todos".

"Na ocasião", acrescentou, "o ministro informou que os estados receberão novo lote da CoronaVac/Butantan na próxima quarta e que o cronograma do Ministério prevê envios semanais de lotes de vacinas".

O governador concluiu: "A vacina é a única forma para conseguirmos frear esse aumento da pandemia (...) Não temos medido esforços para garantir a vacina o mais rápido possível a todos os cearenses".

À frente do consórcio de governadores, Wellington Dias (PT-PI) informou que o "objetivo é de chegarmos entre 25 milhões a 28 milhões de vacinas até final de março".

Durante o encontro, a Fiocruz anunciou que começou ontem a produzir a vacina de Oxford/AstraZeneca em grande escala. Pelo menos 3,8 milhões de doses do imunizante serão entregues até o fim deste mês.

Pelo calendário da instituição, 30 milhões de doses serão entregues até abril. E até meados do ano, a Fiocruz espera já ter disponibilizado 100 milhões de doses.

Integrado pela maioria dos chefes de Executivo estaduais, o grupo tenta preencher vácuo de liderança do processo de vacinação no Brasil. Para tanto, contam com apoio do Legislativo, que estuda a criação de comitê para acompanhar as etapas de imunização no país. 

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Ao lado de Doria, Camilo lidera em engajamento nas redes sociais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.