4 de março de 2021

Ceará recebe sétimo lote de vacinas contra Covid

Desembarque do sétimo lote de vacinas contra a Covid-19 no Aeroporto Pinto Martins (Foto: Divulgação/Governo do Ceará)

O Ceará recebeu o sétimo lote de vacinas contra a Covid-19 ontem (03/03). São 115.600 doses da vacina Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan em parceira com a farmacêutica chinesa Sinovac. As doses serão distribuídas na Capital e no Interior do Estado. O Estado utilizará 50% na primeira dose (D1) e os outros 50% serão guardados para a segunda dose (D2).

O lote é destinados aos idosos com mais de 75 anos e aos trabalhadores de saúde, grupos prioritários de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI). Fortaleza segue na primeira fase de vacinação.

"Além das vacinas do Plano Nacional de Imunização, temos mantido contato com laboratórios nacionais e internacionais para viabilizar a compra direta de imunizantes. Nossa meta e imunizar todos os cearenses o mais rápido possível", citou Camilo Santana em publicação nas redes sociais.

Inicialmente, a quantidade prevista neste lote era de 122 mil doses, mas o Ministério da Saúde fez uma atualização da planilha de envio aos estados. Segundo atualizações do vacinômetro da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), 400.281 doses já foram aplicadas em cearenses. Desses, 303.266 receberam a 1ª dose e outros 97.015 receberam a segunda dose. Os dados são atualizados diariamente às 12h.

O consórcio de municípios para compra de vacinas contra a Covid-19 já teve manifestação de interesse de 649 prefeituras, 70 são do Ceará. A lista foi divulgada nessa quarta-feira, 3, pela Federação Nacional de Prefeitos (FNP). Os municípios cearenses: Juazeiro do Norte, Sobral, Itapipoca, Aracati, Acaraú, Tauá, Granja, Boa Viagem, Brejo Santo, São Gonçalo do Amarante, Jaguaribe, Redenção, Tamboril, Jucá, Caridade, Quiterianópolis, Catarina, Umirim, Santana do Cariri, Alto Santo, Piquet Carneiro, Tururu, Quixelô, Nova Olinda, Porteiras, Uruoca, Miraíma, Milhã, São Luís do Curu, Paramoti, Jaguaribara, Itaiçaba, General Sampaio, Guaramiranga, Solonópole, Camocim, Moraújo, Hidrolândia, Apuiarés, Ibiapina, Viçosa do Ceará, Crato, Missão Velha, Caucaia, Iguatu, Ipueiras, Santa Quitéria, Fortaleza, Acopiara, Frecheirinha, Fortim, Madalena, Tabuleiro do Norte, São Benedito, Aquiraz, Milagres, Deputado Irapuan Pinheiro, Reriutaba, Cedro, Jaguaruana, Várzea Alegre, Maracanaú, Meruoca, Jijoca de Jericoacoara, Quixadá, Jaguaretama, Orós, Pereiro, Pedra Branca, Carnaubal.

Nove estados do Nordeste acertaram a compra de 25 milhões de doses da vacina russa Sputnik V contra a Covid-19. O imunizante está sendo negociado para chegar à região a partir de abril com previsão de entrega total das doses até julho. Para finalizar a aquisição, resta apenas assinar o contrato com o Fundo Soberano Russo, que desenvolveu e distribui o produto.A informação foi divulgada ontem pela Folha de São Paulo. 

No Brasil, a vacina russa será produzida pelo laboratório brasileiro União Química, o que será objeto de outro contrato com os governadores. No entanto, o imunizante russo ainda não foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), esteve reunido na terça-feira passada com o presidente da farmacêutica responsável pela produção do imunizante russo no Brasil para negociar a vacina Sputnik V, mas a confirmação da compra ainda não foi divulgada pelo governo estadual.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Fortaleza passará 14 dias em lockdown a partir de amanhã


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.